A poucos dias do encerramento oficial da safra 2025/26 de cana-de-açúcar no Centro-Sul, os preços do etanol hidratado permaneceram estáveis na última semana em São Paulo, segundo levantamento do Cepea da Esalq/USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
De acordo com o centro de pesquisas, as usinas estão na fase final de comercialização, liquidando estoques remanescentes ou cumprindo contratos previamente firmados. Esse movimento reduz a oferta no mercado spot paulista.
Pelo lado da demanda, compradores seguem cautelosos, à espera do início da safra 2026/27 e de sinais mais claros sobre a direção dos preços. A expectativa, segundo pesquisadores do Cepea, é de que a oferta aumente a partir de abril, caso o processamento da nova temporada avance conforme o previsto.
Em alguns estados, incluindo São Paulo, já há registros pontuais de usinas que iniciaram a moagem da nova safra, ainda que de forma incipiente.
Neste momento, a atenção dos agentes também se concentra nas condições climáticas nas principais regiões produtoras e no comportamento do petróleo, fator que tem gerado incertezas no setor e pode influenciar as decisões sobre a produção de biocombustíveis.
source
Fonte : CNN