Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que o avião da Air Canada colidiu com um caminhão de bombeiros no Aeroporto LaGuardia na noite de domingo (22), em Nova York. Dois pilotos morreram em consequência do acidente.
Uma fonte policial confirmou a veracidade e autenticidade do vídeo à CNN.
Embora a origem seja desconhecida, a CNN geolocalizou o vídeo e a marcação de tempo no clipe coincide com a declaração da FAA (Administração Federal de Aviação) sobre a colisão.
O vídeo mostra um caminhão de bombeiros com as luzes de emergência acesas entrando na pista de pouso e decolagem do avião pouco antes da colisão.
Segundo dados preliminares, o avião estava com velocidade aproximada de 190 km/h no momento do impacto. Das 74 pessoas a bordo, 41 passageiros e membros da tripulação foram encaminhados para hospitais, incluindo duas pessoas que estavam no caminhão. Desse total, 32 pessoas já receberam alta.
Veja o momento da colisão:
Tentativa de alerta antes da colisão
Áudios divulgados pela CNN revelam que um bombeiro tentou alertar o piloto via rádio sobre o iminente impacto com o veículo de emergência. “Frontier 4195, só pare aí, por favor. Pare, pare, pare, pare, pare, Truck One, pare, pare, pare! Pare Truck One, pare! Truck One, pare!”, diz o bombeiro.
“JAS 646, eu vi que vocês colidiram com o veículo. Fiquem na posição. Eu sei que vocês não podem se mover”, ouve-se na gravação após o acidente já ter ocorrido.
O veículo de bombeiros estava respondendo a uma chamada de emergência de outra aeronave quando ocorreu o acidente. Ainda não estão claras as circunstâncias que levaram à falha de comunicação entre a torre de controle, o caminhão de bombeiros e a aeronave da Air Canada, que havia partido de Montreal, no Canadá.
source
Fonte : CNN