wp-header-logo.png

A Coperse (Comissão Permanente de Seleção) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) anunciou, nesta segunda-feira (16), a lista de leituras obrigatórias para o vestibular 2027. A relação inclui 12 obras no total, com quatro novos títulos integrando o conjunto.

As obras que passam a fazer parte da lista são “Ideias Para Adiar o Fim do Mundo”, de Ailton Krenak; “Macunaíma”, de Mário de Andrade; “A Fúria”, de Silvina Ocampo; e “A Teus pés”, de Ana Cristina Cesar.

Essas inclusões substituem os títulos “A Terra dos Mil Povos”, de Kaká Werá; “Água Funda”, de Ruth Guimarães; “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez; e “Um Útero é do Tamanho de um Unho”, de Angélica Freitas, que faziam parte da edição anterior.

A definição das obras segue critérios estabelecidos pela por resolução do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFRGS.

Desde 2007, a lista é atualizada anualmente por meio de um sistema cíclico e rotativo, onde quatro das 12 obras são substituídas. Esse modelo visa garantir a renovação periódica do repertório literário e ampliar o contato dos candidatos com diferentes contextos históricos, estilos narrativos e perspectivas culturais.

Os candidatos podem acessar a lista completa na página do vestibular 2027 no site da UFRGS. No mesmo endereço, a Coperse informará posteriormente detalhes sobre o edital, orientações para solicitação de isenção da taxa de inscrição, o período de inscrições e as datas de realização das provas.

As obras da lista de Leituras Obrigatórias do Vestibular UFRGS 2027 também fazem parte do Projeto Leituras Obrigatórias Acessíveis, do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UFRGS (Incluir).

A iniciativa disponibiliza as obras em formato de áudio e em versões digitais acessíveis para pessoas com deficiência visual, mediante cadastro no site do Incluir. As quatro novas obras estarão disponíveis até o final de julho, enquanto as outras oito já podem ser solicitadas.

Processo seletivo

O vestibular é a principal forma de ingresso nos cursos de graduação da UFRGS, preenchendo 70% das vagas. Os 30% restantes são destinados ao ingresso via Sisu (Enem).

A previsão de calendário para o vestibular 2027 indica a divulgação das leituras obrigatórias em março, o anúncio das datas das provas em abril, o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição entre julho e agosto, a abertura das inscrições entre agosto e setembro, e a aplicação das provas em novembro.

Obras obrigatórias do vestibular UFRGS 2027

  1. “Ideias Para Adiar o Fim do Mundo”, de Ailton Krenak
  2. “Macunaíma”, de Mário de Andrade
  3. “A Fúria”, de Silvina Ocampo
  4. “A Teus Pés”, de Ana Cristina Cesar
  5. “Quincas Borba”, de Machado de Assis
  6. “O Demônio Familiar”, de José de Alencar
  7. “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf
  8. “A Visão Das Plantas”, de Djaimilia Pereira de Almeida
  9. “Niketche: Uma História de Poligamia”, de Paulina Chiziane
  10. “O Avesso Da Pele”, de Jeferson Tenório
  11. “Mas Em Que Mundo Tu Vive”, de José Falero
  12. “Seleta De Canções”, de Lupicínio Rodrigues (incluindo as canções: “Cadeira vazia”, “Castigo”, “Cevando o amargo”, “Dona Divergência”, “Ela disse-me assim (Vai embora)”, “Esses moços (Pobres moços)”, “Foi assim”, “Loucura”, “Maria Rosa”, “Migalhas”, “Namorados”, “Nervos de Aço”, “Nunca”, “Se acaso você chegasse”, “Vingança”, “(Xote da) Felicidade”)

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu