O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a posição estratégica do Brasil como polo de minerais críticos e terras raras.
Em discurso durante o Fórum Empresarial Brasil-Índia, neste sábado (21), o presidente brasileiro comemorou o acordo entre os países sobre o tema e classificou as matérias-primas como “riqueza”.
“O Brasil conta com, pelo menos, 26% das reservas mundiais de minerais críticos, tendo apenas 30% de seu território prospectado. Queremos atrair a cadeia de processamento dessa riqueza para o território brasileiro, sem fazer opções excludentes. O acordo que assinamos hoje com a Índia vai nessa direção”, disse Lula.
Mais cedo, Brasil e Índia assinaram um memorando de entendimento sobre cooperação no campo de elementos de terras raras e minerais críticos.
A matéria-prima tem sido tema de amplo destaque internacional, já que é considerada estratégica e utilizada no desenvolvimento de diversas tecnologias. Alguns itens como veículos elétricos, smartphones, painéis solares e até motores de aeronaves necessitam desse tipo de elemento em sua produção.
Nesse cenário, o Brasil aparece com relevância entre os players internacionais, tendo em vista que o país possui a segunda maior reserva desses recursos no mundo, ficando atrás apenas da China.
Lula comemorou a relação entre os dois países e aproveitou para reiterar o desejo de ampliar o acordo do entre o Mercosul e a Índia.
“Ampliar significativamente o Acordo de Comércio Preferencial Mercosul-Índia, que vigora desde 2009, é uma prioridade, com vistas a um futuro acordo de livre-comércio. Dois mercados tão importantes como o Brasil e a Índia precisam de um arcabouço mais abrangente e ambicioso”, disse o brasileiro.
source
Fonte : CNN