wp-header-logo.png

Um avião da Air Canada colidiu com um caminhão de bombeiros na pista do Aeroporto LaGuardia, em Nova York, no domingo (22), resultando na morte do comandante e do copiloto da aeronave e deixando outras duas pessoas feridas.

Conforme informações divulgadas pela Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jersey, a colisão ocorreu durante o momento da aterrissagem da aeronave que transportava 74 pessoas. Um passageiro relatou que não houve qualquer aviso prévio da tripulação sobre a presença de um veículo na pista.

“Foi uma aterrissagem difícil e aconteceu muito rapidamente. As pessoas pareciam amedrontadas e reagiram quando ficou claro que havíamos batido em algo”, descreveu um dos passageiros que conseguiu deixar o avião sem necessidade de hospitalização.

Tentativa de alerta antes da colisão

Áudios divulgados pela CNN revelam que um bombeiro tentou alertar o piloto via rádio sobre o iminente impacto com o veículo de emergência. “Frontier 4195, só pare aí, por favor. Pare, pare, pare, pare, pare, Truck One, pare, pare, pare! Pare Truck One, pare! Truck One, pare!”, o bombeiro diz em áudio veiculado pelo CNN Novo Dia.

“JAS 646, eu vi que vocês colidiram com o veículo. Fiquem na posição. Eu sei que vocês não podem se mover”, ouve-se na gravação após o acidente já ter ocorrido.

O veículo de bombeiros estava respondendo a uma chamada de emergência de outra aeronave quando ocorreu o acidente. Ainda não estão claras as circunstâncias que levaram à falha de comunicação entre a torre de controle, o caminhão de bombeiros e a aeronave da Air Canada, que havia partido de Montreal, no Canadá.

Segundo dados preliminares, o avião estava com velocidade aproximada de 190 km/h no momento do impacto. Das 74 pessoas a bordo, 41 passageiros e membros da tripulação foram encaminhados para hospitais, incluindo duas pessoas que estavam no caminhão. Desse total, 32 pessoas já receberam alta.

Em consequência do acidente, a Administração Federal de Aviação (FAA) determinou a suspensão das operações no aeroporto LaGuardia, um importante hub de transporte aéreo de Nova York, até pelo menos as 14h (horário local) de segunda-feira. O Conselho Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB) já iniciou a investigação para determinar as causas do acidente.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu