A influenciadora Vanessa Lopes, 24, abriu o coração ao falar sobre o diagnóstico de bipolaridade em conversa com a CNN. Recentemente, ela lançou o livro “Vanessa Lopes: a dança da vida nas redes”, onde compartilha a história de vida, desafios e aprendizados.
A ideia do livro surgiu com a ajuda do pai dela. “Eu já compartilhava com ele o desejo de contar a minha história, mas tinha muito receio de como fazer isso, porque minha história foi contada por muitas pessoas diferentes, ao longo de muitos anos e em vários lugares. Eu pensava qual seria a melhor forma de narrar algo que realmente fosse meu”, disse durante a entrevista.
Vanessa explicou que, junto com uma profissional da escrita, conseguiu organizar sua trajetória e incluir o lado científico, abordando aspectos de psicologia e saúde mental.
Ela contou que decidiu escrever o livro para alcançar outras pessoas, principalmente jovens, com quem pudesse compartilhar as experiências. “Quando somos novas, jovens ou adolescentes, tudo se intensifica muito. Às vezes, as pessoas — até mesmo os pais — não entendem o que está acontecendo e acabam virando as costas para certas coisas que estão bem na frente deles. Por isso, a ideia do livro surgiu do desejo de, através da minha história, conversar com outras pessoas e outros jovens.”
“Foi difícil e gratificante ao mesmo tempo, porque hoje consigo falar de coisas que antes eu não conseguia. Ler o livro me fez entender que eu queria ajudar outras pessoas, mas que o livro também estava me ajudando”, explicou durante a entrevista.
Sobre os momentos difíceis antes e durante o BBB24, Vanessa falou sobre o surto psicótico que sofreu no reality: “Foi assustador. Num momento em que você está tentando entender uma doença mental, existem muitas outras pessoas tentando entender por você e falando por você, o que atrapalha o processo”.
Para lidar com o episódio, o médico recomendou afastá-la das redes sociais e do contato externo, permitindo que ela se recuperasse em paz.
O diagnóstico de bipolaridade trouxe um alívio para Vanessa. “Receber o laudo médico foi como acender uma luz no fim do túnel. Saber o que estava acontecendo comigo me deu a chance de tratar, aprender a cuidar de mim e entender minhas emoções”, explicou à CNN.
Ela destacou a importância de conhecer a própria condição: “Não dá para tratar o que não se entende. Descobrir que eu precisava de ajuda, tomar medicamentos e mudar hábitos foi uma grande virada de chave na minha vida”.
Vanessa também falou sobre o impacto da fama e da internet nos vícios em drogas e bebidas. Ela reconhece que algumas práticas começaram antes da carreira online, mas se intensificaram com o tempo. “Às vezes buscamos nas substâncias uma forma de preencher alguma falta ou dor interna. Existem vários motivos para isso. Tudo começou antes da fama, só se intensificou.”
O apoio da família, amigos e do namorado Lucas foi fundamental para a recuperação dela. “Ele acreditava muito em mim, no nosso amor e na minha melhora, e ele apostou em mim. Ver isso me deu vontade de apostar em mim também. Ele foi a paz que eu precisava, a força que me impediu de me sentir abandonada.”
Vanessa Lopes expõe tratamento de acne: “Quero inspirar pessoas”
source
Fonte : CNN