wp-header-logo-5242.png

A lista de pré-indicados ao Oscar 2026 foi divulgada nesta terça-feira, a coprodução brasileira “Yanuni” apareceu entre os top 15 produções que podem ser indicadas como Melhor Documentário.

O longa documental retrata a história de Juma Xipaia, que tomou a frente na defesa de terras indígenas e na luta pela justiça climática, apesar de já ter sofrido algumas tentativas de assassinato. Ela se tornou a primeira Secretária de Direitos Indígenas do Brasil,  enquanto seu esposo, Hugo Loss, é um agente federal do Ibama, e atua em operações contra garimpeiros ilegais. Enquanto se torna um símbolo de luta e enfrenta o poder político, Juma descobre que está grávida.

O documentário que se passa na Amazônia brasileira, é uma coprodução Áustria, Brasil, Estados Unidos, Canadá e Alemanha, dirigido pelo austríaco Richard Ladkani. A produção é assinada por Leonardo Di Caprio, Anita e Richard Ladkani, Juma Xipaia, Jennifer Davisson e Philip Watson.

A estreia mundial aconteceu em 14 de junho deste ano e produção fez parte de 49ª Mostra Internacional de São Paulo. “Yanuni” acumula prêmio da International Documentary Association, Savannah Film Festival e Red Nation Film Festival.

Até o momento, “Yanuni” não está disponível nas plataformas digitais.

Junto à Yanuni, o documentário de Petra Costa “Apocalipse nos Trópicos” também recebeu uma pré-indicação, além de “O Agente Secreto” e “Amarela”. Confira aqui a lista completa de pré-indicações ao Oscar 2026. 

Confira o trailer de “Yanuni”:

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu