Os principais índices acionários de Wall Street reverteram os ganhos de mais cedo e operam em baixa na tarde desta quinta-feira (12), impulsionados por quedas no setor de tecnologia e um dia após a divulgação do relatório de empregos de janeiro dos Estados Unidos.
A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos acelerou em janeiro e a taxa de desemprego caiu para 4,3%, ante 4,4% em dezembro, de acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Estatísticas do Trabalho norte-americano na quarta (11). Os analistas esperavam que a taxa ficasse estável.
A economia dos EUA abriu 130.000 postos de trabalho fora do setor agrícola no mês passado, quase o dobro do esperado por analistas, após 48.000 em dezembro em dado revisado para baixo. Economistas consultados pela Reuters previam abertura de 70.000 postos.
Apesar dos sinais de resiliência da economia, os investidores reduziram as apostas em cortes nas taxas de juros após a publicação desses dados. Ao menos um corte ainda é esperado em junho, mas as chances de o Federal Reserve manter os custos de empréstimo estáveis subiram para quase 40%, ante 24,8% anteriormente, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group.
Os índices de Wall Street fecharam, inclusive, em leve queda na sessão anterior, com o sentimento do mercado afetado pela queda nas expectativas de cortes nas taxas de juros.
Além disso, pela manhã desta quinta (12), o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 5.000, para 227.000 em dado ajustado sazonalmente, na semana encerrada em 7 de fevereiro. Economistas consultados pela Reuters previam 222.000 pedidos para a última semana.
O relatório de Índice de Preços ao Consumidor está previsto para esta sexta-feira (13) e segue no radar do mercado para entender a trajetória das taxas de juros.
Por volta das 14h25, pelo horário de Brasília, desta quinta (12), o Dow Jones caía 1,02%, a 49.607 pontos. O S&P 500 perdia 1,04%, a 6.869 pontos e o Nasdaq descia 1,49%, a 22.723 pontos.
Dentre os destaques do mercado, o setor de tecnologia segue sob alerta e forte queda.
A Cisco Systems despenca quase 12%, após margens de lucro pessimistas.
A Apple cai quase 4%, enquanto a Amazon, a Meta e a Tesla beiram baixas de 2,5%.
As ações de fabricantes de computadores pessoais caíram após a Lenovo, da China, que fechou em queda de mais de 4% em Hong Kong, alertar para a pressão sobre os embarques devido à escassez de chips de memória.
As ações da HP e da Dell Technologies caíam mais de 7% e 9%, respectivamente.
No contexto geopolítico, os Estados Unidos e a China podem estender a trégua comercial por até um ano, com os presidentes Donald Trump e Xi Jinping previstos para se encontrarem em Pequim no início de abril, de acordo com uma reportagem do South China Morning Post.
E a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou por uma pequena margem uma medida que desaprova as tarifas sobre o Canadá.
Além disso, o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) dos EUA pode vir a sofrer uma paralisação nesta sexta (13), à medida que democratas se mostram mais céticos em relação à oferta da Casa Branca sobre o ICE.
*Com informações da Reuters
source
Fonte : CNN