wp-header-logo-2770.png

O debate sobre o fim da 6 x1 escorregou — como se previa — para o lado perigoso. É inevitável, quando questões complexas e sérias são reduzidas para servir de bandeira eleitoreira.

O lado perigoso é ocultar o verdadeiro problema por detrás da questão. Não é o da redução de horas de trabalho sem reduzir salário. É entender qual a razão da produtividade do trabalho ser tão baixa no Brasil, na comparação com países semelhantes.

É do aumento da produtividade, e não das benesses trazidas por políticos, que o trabalho acaba sendo melhor remunerado e a economia cresce, gerando mais renda e prosperidade.

O outro lado perigoso é o que se imagina que possam ser compensações para o fato de que baixa produtividade acrescida de menos horas de trabalho e mesmo salário vai provocar estragos na economia.

Que tal, então, prosseguir pisando na política de desoneração de folha de pagamento?

Um esquema que ninguém sabe exatamente se ajudou ou não a manter quantos empregos, pois é para isso que foi inventado há uns quinze anos.

Mas que se sabe que provoca sensível buraco nas contas pùblicas, e relativamente mais peso para quem não tem o benefício da desoneração e paga impostos altos.

Essa aparente troca, custos mais altos do trabalho aqui, menos custos na folha de pagamento ali, só mascara o verdadeiro desafio econômico e social para o Brasil.

É enfrentar a realidade de uma economia de renda média que não consegue crescer o suficiente para combater, de forma duradoura, desigualdade e injustiça sociais.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu