Após os Estados Unidos e Israel lançarem os primeiros ataques contra o Irã, no último final de semana, o conflito tem se intensificado a cada hora, envolvendo outros países da região, gerando temores para a economia global e deixando milhares de viajantes presos ao redor do mundo. Entre eles, estão muitos brasileiros, que são residentes de países envolvidos na guerra no Oriente Médio.
Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, cerca de 49.430 nativos do Brasil estão espalhados por nações atingidas pelo conflito. O Líbano, com 22 mil brasileiros, e Israel, com 14 mil, são os países que concentram as maiores comunidades brasileiras na região.
Em seguida, aparecem Emirados Árabes Unidos (10.365), Catar (2.000), Bahrein (300), Omã (300), Kuwait (280), Iraque (100) e Irã (85). Veja mapa abaixo:

Israel ordena que Exército “tome posições estratégicas” no Líbano
Brasileiros devem evitar viagens
O Ministério das Relações Exteriores emitiu um recomendando que cidadãos brasileiros evitem viajar para Irã, Israel, Catar e outros oito países da região.
O alerta foi dado horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que o governo norte-americano iniciou “grandes operações de combate” no Irã, prometendo aniquilar as forças armadas do país e destruir seu programa nuclear.
Análise: Guerra com Irã espalha incerteza por todo Oriente Médio
O Itamaraty recomenda que os brasileiros não viajem para:
- Irã
- Israel
- Catar
- Kuwait
- Emirados Árabes Unidos
- Bahrein
- Jordânia
- Iraque
- Líbano
- Palestina
- Síria
O ministério orienta aos brasileiros que já estão nestes países a procurar, em caso de ataques ou bombardeios, abrigo, estações de metrô, viadutos ou estacionamentos subterrâneos. Os contatos das embaixadas dos países estão disponíveis em uma página do governo brasileiro.
Aos que conseguirem se abrigar em casa, a recomendação é priorizar cômodos com, pelo menos, duas paredes entre a pessoa e a parede externa do edifício, como salas no térreo, escadas do porão, corredores internos e áreas sem janelas.
Presos em Dubai
A empresária mineira Ana Paula de Oliveira Graciani, de 38 anos, está parada desde sábado (28) no Porto Rashid, próximo às Ilhas Deira, em Dubai, após viagem de cruzeiro ser cancelada por causa do conflito que atinge o Oriente Médio. Ana Paula está com o marido e o filho e relatou incerteza à volta ao Brasil.
Brasileira fica presa em porto de Dubai após conflito no Oriente Médio
“Desde sábado, o comandante sugeriu que não saíssemos do navio por segurança. Caso resolvamos sair, a responsabilidade é nossa”, afirmou.
Há pelo menos três mil passageiros vivenciando a mesma incerteza que Ana Paula e a família.
source
Fonte : CNN