A terça-feira de Carnaval (17) será marcada por sol forte pela manhã e no início da tarde, mantendo o padrão de calor observado nos últimos dias. As temperaturas seguem elevadas durante a tarde em todo o estado de São Paulo.
A partir do meio da tarde, grandes nuvens voltam a se formar e devem provocar pancadas de chuva com raios em todas as regiões paulistas. Há risco de chuva moderada a forte também na Grande São Paulo. Diferentemente do fim de semana, quando a chuva foi mais isolada, nesta terça as pancadas devem atingir um número maior de cidades.
Veja também: Defesa Civil emitiu alerta severo para chuva forte na segunda (16)
O estado paulista começou a semana de Carnaval entre as regiões mais quentes do Brasil. Na segunda-feira (16), o calor intenso predominou e poucas pancadas de chuva foram registradas. Mesmo assim, áreas da capital e da Grande São Paulo tiveram chuva forte durante a tarde, com registros de alagamentos em alguns bairros.
Segundo a Climatempo, a redução das chuvas e o aumento das temperaturas desde o início do feriado já estavam previstos. No entanto, mudanças na circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera devem aumentar a nebulosidade e as condições para chuva nas próximas 48 horas, elevando o risco de temporais.
Já na quarta-feira (18), o tempo continua quente e abafado, com predomínio de sol pela manhã no interior, no litoral e na Grande São Paulo. Porém, as pancadas de chuva podem começar mais cedo, já no início da tarde, e o risco de chuva forte será maior do que na terça-feira.
Entenda a mudança no tempo
Desde o início do Carnaval, São Paulo esteve sob influência da ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul), sistema de alta pressão que reduziu a formação de nuvens e inibiu as chuvas.
A partir desta terça, a ASAS perde força sobre o estado, enquanto uma área de baixa pressão atmosférica se forma no mar, próximo à costa paulista, favorecendo a formação de nuvens carregadas.
Além disso, o ar segue muito quente, aumentando as chances de desenvolvimento de grandes nuvens de tempestade. Na quarta-feira, a organização de uma frente fria sobre o oceano, entre as costas de São Paulo e do Rio de Janeiro, deve reforçar a instabilidade.
Com isso, foliões e organizadores de blocos devem ficar atentos às mudanças rápidas no tempo, especialmente no período da tarde e da noite, quando a probabilidade de chuva aumenta em todo o estado.
source
Fonte : CNN