As urnas para a escolha do novo presidente de Portugal fecharam às 19 horas (16 horas no horário de Brasília) deste domingo (8). O candidato de esquerda, António José Seguro, disputa o cargo com o candidato de direita, André Ventura.
As primeiras projeções devem sair às 20 horas no horário de Lisboa (17h no horário de Brasília) e os primeiros resultados consolidados devem sair às 21h30 (18h30 no horário de Brasília).
Esta é a quinta eleição nacional no país desde 2024, mas a primeira vez em quatro décadas que um segundo turno será feito.
Nenhum dos 11 candidatos obteve mais de 50% dos votos no primeiro turno, o que evidencia a fragmentação do cenário político português.
Pesquisas de opinião apontam para a vitória de Seguro.
Após semanas de tempestades, chuvas intensas e ventos fortes levaram três câmaras municipais no sul e centro de Portugal a adiar as votações por uma semana devido às inundações. O adiamento afeta cerca de 37 mil eleitores registados, ou 0,3% do eleitorado.
A presidência portuguesa é em grande parte cerimonial, mas confere alguns poderes importantes, incluindo a capacidade de dissolver o parlamento em determinadas circunstâncias. Ventura afirmou que seria um presidente mais “intervencionista” e pretende expandir a autoridade do cargo.
source
Fonte : CNN