O União Brasil deve debater após o Carnaval a possível indicação de um nome para a vaga de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). A bancada deve ter reunião interna nesta segunda-feira (9).
O partido negocia possível aliança com o PSD e o PL. As siglas avaliam contrapor a indicação do deputado Odair Cunha (PT-MG), nome apoiado pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
O apoio de Hugo Motta foi negociado com o PT ainda em 2022, como parte da articulação para as eleições ao comando da Câmara.
Mesmo com a mobilização de outras siglas para possíveis concorrentes, a CNN apurou que a bancada petista vê a candidatura de Odair Cunha como definida.
Em dezembro, Hugo Motta reafirmou que estava mantido o acordo com o PT na vaga reservada à Casa.
Internamente, o União Brasil tem dois nomes postos para a possível disputa ao TCU: os deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Danilo Forte (União-CE). A escolha de um deles deve ser definida após o Carnaval.
Em outra frente, o PL quer viabilizar a indicação de Altineu Côrtes (PL-RJ), mas, como a CNN mostrou, a sigla considera uma articulação para uma segunda vaga de ministro do TCU que deverá ser aberta ainda neste ano. O assunto ainda deve ser discutido com Hugo Motta.
Já o PSD ensaia lançar o deputado Hugo Leal (PSD-RJ) na disputa com Odair.
Uma articulação por um nome único, avalizado pelos três partidos, deve “complicar” e colocar em risco a eleição do nome petista, na avaliação de líderes ouvidos pela CNN. Juntos os três partidos somam 193 deputados.
A votação para a vaga é feita no plenário e é considerado eleito quem receber a maioria dos votos. A votação é secreta, o que pode abrir espaço para traições.
Dos nove integrantes do TCU, três são indicados pela Câmara. Outros três são indicados pelo Senado, um pelo presidente da República, outro vindo da carreira de auditores do órgão de controle e um último proveniente do Ministério Público de Contas.
source
Fonte : CNN