O presidente Donald Trump disse aos soldados americanos na sexta-feira (13) que o Irã tem sido “difícil” nas negociações nucleares e sugeriu que pode ser necessário instigar medo em Teerã para resolver o impasse de forma pacífica.
“Eles têm sido difíceis de fazer um acordo”, disse Trump sobre os iranianos, antes de um público de soldados ativos na base militar de Fort Bragg, na Carolina do Norte, depois que autoridades dos EUA anunciaram o envio de um segundo porta-aviões para o Oriente Médio.
Durante seu discurso, Trump também fez referência aos bombardeios dos EUA aos sites nucleares do Irã em junho do ano passado.
Anteriormente, ele afirmou que o envio do maior porta-aviões do mundo estava sendo feito para que “o tenhamos pronto” caso as negociações com o Irã falhem.
Omã facilitou as conversas entre o Irã e os EUA na semana passada, o que, segundo um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, permitiu que Teerã avaliasse a seriedade de Washington e mostrasse consenso suficiente para que a diplomacia continuasse. A data e o local da próxima rodada de negociações entre os EUA e o Irã ainda não foram anunciados.
O presidente viajou a Fort Bragg para se encontrar com tropas das forças especiais envolvidas na audaciosa operação de 3 de janeiro para capturar o presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Maduro, que enfrenta acusações de narcoterrorismo e tráfico de drogas em tribunais dos EUA, nega as acusações e mantém que é o líder legítimo da Venezuela. Nas semanas após a captura do líder venezuelano, Trump trabalhou com a sucessora interina de Maduro, Delcy Rodríguez, e buscou controle amplo sobre a indústria de petróleo do país.
Fort Bragg abriga cerca de 50.000 soldados ativos e está localizado em um dos estados mais politicamente competitivos do país.
Espera-se que a Carolina do Norte tenha disputas acirradas para o Senado e a Câmara dos Representantes nas eleições congressionais de novembro. O estado será um dos maiores prêmios nas eleições presidenciais de 2028.
source
Fonte : CNN