O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (17) que outros países não o ajudarão na guerra contra o Irã, apesar de ter prometido, na segunda-feira (16), anunciar em breve alguns países que planejavam ajudar a garantir a segurança do Estreito de Ormuz.
“Os Estados Unidos foram informados pela maioria de nossos ‘aliados’ da Otan de que eles não querem se envolver em nossa operação militar contra o regime terrorista do Irã, no Oriente Médio”, disse Trump na Truth Social.
Depois de criticar os países na segunda-feira por não oferecerem ajuda imediata, Trump agora afirma que os EUA não precisam e nem querem a ajuda da Otan. Ele pontuou também que “nunca precisaram” de auxílio.
“Devido ao sucesso militar que obtivemos, não ‘precisamos’ mais, nem desejamos, a assistência dos países da Otan — NUNCA PRECISAMOS! Da mesma forma, Japão, Austrália ou Coreia do Sul“, comentou.
“Aliás, falando como presidente dos Estados Unidos da América, de longe o país mais poderoso do mundo, NÃO PRECISAMOS DA AJUDA DE NINGUÉM!”, adicionou Trump.
O presidente dos EUA não mencionou a China em sua postagem na Truth Social, apesar de tê-la mencionado na segunda-feira.
Há menos de 24 horas, Donald Trump afirmou publicamente que outros países que se beneficiam do Estreito de Ormuz, uma rota crucial para o transporte global de petróleo, deveriam ajudar os EUA na guerra contra o Irã.
source
Fonte : CNN