O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (3) que a defesa do Irã acabou e que o país quer negociar. A declaração ocorreu em meio à guerra no Oriente Médio.
“A defesa aérea, a força aérea, a Marinha e a liderança deles acabaram. Eles querem negociar. Eu disse: ‘Tarde demais!’”, escreveu Trump em sua rede social Truth, republicando uma matéria do Washington Post sobre a ofensiva dos EUA no Irã.
Veja a publicação
Em outra publicação, Trump havia exaltado o arsenal de armas dos EUA e dito que “guerras podem ser travadas ‘para sempre'”.
Antes da publicação, a Embaixada dos Estados Unidos na Arábia Saudita foi alvo de ataques na noite de terça-feira (3). O local foi atingido por dois drones supostamente iranianos, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto à CNN.
Segundo uma das fontes, não houve relatos iniciais de feridos.
Mais tarde, o Departamento de Estado dos EUA ordenou, na segunda-feira (2), a saída obrigatória de funcionários do governo americano que não desempenham funções essenciais e de seus familiares na Jordânia, Bahrein e Iraque, devido a preocupações com a segurança.
O órgão observou que o pessoal na Jordânia e no Bahrein enfrenta uma ameaça constante de ataques com drones e mísseis provenientes do Irã, além de interrupções significativas em voos comerciais e risco de ataques terroristas. Os americanos também destacam os altos riscos de violência e sequestro no Iraque.
O que está acontecendo no Oriente Médio?
Os Estados Unidos e Israel iniciaram no sábado (28) uma onda de ataques contra o Irã, em meio a tensões sobre o programa nuclear iraniano.
O regime dos aiatolás iniciou retaliação contra países do Oriente Médio que abrigam bases militares norte-americanas, entre eles: Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Kuwait, Jordânia e Iraque.
No domingo, a mídia estatal iraniana anunciou que seu líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, foi uma das vítimas feitas pelos ataques norte-americanos e israelenses.
Após o anúncio da morte de Khamenei, o Irã ameaçou lançar a “ofensiva mais pesada” da história. O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou que o país persa considera se vingar pelos ataques de Israel e dos Estados Unidos como um “direito e dever legítimo”.
Em resposta, Trump ameaçou o Irã contra os ataques retaliatórios, dizendo “é melhor que eles não façam isso, porque se fizerem, nós os atingiremos com uma força nunca antes vista”. As agressões entre as partes seguem neste domingo.
Na véspera, Trump já havia afirmado que os ataques contra o Irã vão continuar “ininterruptos durante toda a semana ou pelo tempo que for necessário para alcançarmos nosso objetivo de PAZ EM TODO O ORIENTE MÉDIO E, DE FATO, NO MUNDO!”.
*Com informações da CNN Internacional
source
Fonte : CNN