wp-header-logo.png

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse nesta quinta-feira (26) que assumir o controle do fornecimento de petróleo do Irã é “uma opção”.

“Quero dizer, eu não falaria sobre isso, mas é uma opção”, disse Trump, quando questionado por um repórter se isso era uma possibilidade.

O líder americano sugeriu que uma resolução no Irã poderia ser semelhante à da Venezuela, onde os EUA retiraram Nicolás Maduro do poder e começaram a trabalhar com a presidente interina, Delcy Rodríguez, sobre petróleo e outras questões.

“Bem, na Venezuela, trabalhamos muito bem com a Venezuela. Certamente arrecadamos bilhões e bilhões de dólares. E, a propósito, a Venezuela está se saindo melhor agora do que jamais fez na história de seu país, e como uma espécie de joint venture (parceira comercial), mas os Estados Unidos ganharam muito dinheiro”, disse Trump.

O secretário de Estado Marco Rubio acrescentou que nos primeiros dois meses de 2026, a Venezuela “gerou mais receitas com a venda de petróleo do que a maior parte do ano passado” e que “o dinheiro não está mais sendo roubado”.

Trump disse mais tarde que os Estados Unidos não “precisavam” do Estreito de Ormuz e procurou minimizar o impacto da guerra no abastecimento dos EUA.

“Temos muito petróleo. Nosso país não é afetado por isso. Temos mais, temos o dobro da quantidade de petróleo que a Arábia Saudita ou a Rússia, e em breve será três vezes a quantidade”, disse Trump.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu