O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (13) que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky vai perder uma oportunidade de paz se não “agir”, afirmando que a Rússia quer chegar a um acordo em meio à guerra em curso na Ucrânia.
“A Rússia quer fazer um acordo, e Zelensky terá que agir. Caso contrário, ele perderá uma grande oportunidade. Ele tem que agir”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca.
Conferência de segurança de Munique, na Alemanha
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky chegou à Alemanha na sexta-feira (13) para liderar a delegação de Kiev na 62ª Conferência de Segurança de Munique.
Em uma publicação no Telegram, Zelensky afirmou que a visita poderia trazer “novos passos em direção à nossa segurança compartilhada — Ucrânia e Europa”, incluindo planos para uma parceria conjunta de produção de drones ucraniano-alemã e reuniões com parceiros internacionais. Zelensky acrescentou que uma produção conjunta mais forte, coordenação e garantias de segurança eram essenciais para alcançar o que ele chamou de “paz digna” e proteção duradoura para a Europa.
O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que também está participando da cúpula, disse que uma reunião com Zelensky era possível, embora ainda não estivesse totalmente confirmada.
A reunião deste ano ocorre em um contexto de múltiplos conflitos, incluindo guerras na Ucrânia, Gaza e Sudão.
Os laços transatlânticos sempre foram centrais para a Conferência de Segurança de Munique, que começou como um fórum da Guerra Fria para o debate de defesa ocidental. Mas a suposição inquestionável de cooperação que a sustentava foi invertida.
source
Fonte : CNN