O rapper paulistano Emicida anunciou a turnê Racional VL 2 – Mesmas Cores & Mesmos Valores, álbum que homenageia os Racionais MC’s, além de versar e mixar músicas do grupo mais importante de rap do Brasil, o cantor também faz uma analogia a ciência.
A abreviação do título da turnê, MCMV, também pode ser lida como 1905 em algarismos romanos, ano em que o físico alemão Albert Einstein publicou a Teoria da Relatividade, descrevendo uma nova concepção de tempo e espaço. Pouco depois, em 1915, o cientista completou a tese com a Teoria da Relatividade Geral.
Segundo o produtor musical, Felipe Vassão, o Emicida também brincou com a equação da relatividade, criada por Einstein e descrita com a seguinte fórmula: E=mc2.
“Vai ter que levar para o palco um Mc ao quadrado para fazer jus a toda essa história”, publicou Vassão nas redes sociais.
Emicida e Fióti: fim da parceria entre irmãos vira disputa judicial
A importância do Brasil para o cientista
No interior Ceará, na cidade de Sobral, foi possível observar um eclipse total, onde o cientista pôde comprovar a teoria para o restante do mundo, tornando o futuro diferente no início do último século.
A teoria de Einstein só poderia ser testada e comprovada quando houvesse um eclipse solar total, que permitiria observar as estrelas atrás do Sol e se o brilho emitido por elas sofreria um desvio ao passar pelo espaço deformado pela massa do Sol.
O eclipse aconteceu em 1919 e a cidade cearense estava na rota geográfica em que a sombra causada pela Lua causaria o efeito total. A teoria comprovou que as leis da física são as mesmas em qualquer lugar do Universo.
A turnê estreia dia 30 de abril, em São Paulo, no Espaço Unimed. Os ingressos estão disponíveis.
(Com informação de Fernanda Pinotti)
source
Fonte : CNN