Três homens foram presos preventivamente, suspeitos de integrar um esquema de extorsão contra turistas na região do Farol da Barra, um dos principais cartões-postais de Salvador (BA). As prisões ocorreram na última quarta-feira (11), no bairro da Barra, durante o cumprimento de mandados expedidos pela Justiça após investigação da PCBA (Polícia Civil da Bahia). Com as novas prisões, o número de detidos no caso chega a cinco.
Segundo a apuração conduzida pelo Deic (Departamento Especializado de Investigações Criminais), por meio da Deltur (Delegacia de Proteção ao Turista), os investigados abordavam visitantes, em sua maioria estrangeiros, e realizavam pinturas corporais sem autorização. Em seguida, exigiam pagamentos considerados abusivos, impedindo as vítimas de se afastarem do local e fazendo ameaças caso o valor não fosse pago.
A Polícia Civil aponta que as ações provocaram prejuízos financeiros e abalos psicológicos nas vítimas, que relataram situações de constrangimento e intimidação em plena área turística. Os crimes são investigados como extorsão qualificada.
Com as prisões desta quarta-feira, a investigação já resultou no cumprimento de sete mandados de prisão preventiva. Dois dos suspeitos tinham dois mandados cada, todos relacionados a casos semelhantes registrados no entorno do Farol da Barra. No início de fevereiro, outros dois homens também foram detidos na região, suspeitos de extorsão qualificada contra turistas.
De acordo com a delegada titular da Deltur, Marcela Abreu, a operação busca coibir práticas criminosas que afetam diretamente a imagem da cidade e a segurança de quem visita Salvador.
source
Fonte : CNN