wp-header-logo-693.png

Um suspeito de chefiar o CV (Comando Vermelho) no norte da Bahia foi preso, nesta quinta-feira (5), durante a terceira fase da operação “Premium Mandatum”, executada pelo MPBA (Ministério Público da Bahia) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Segundo o MP, o homem estava foragido, com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas, e foi detido em flagrante por posse ilegal de armas. Na ação, foram apreendidos quatro armas, entre espingardas e pistolas, munições e um telefone celular.

A operação foi conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) Norte e pela 3ª Promotoria de Senhor do Bonfim, com apoio de forças policiais da Bahia e de Pernambuco.

Segundo o MPBA, os alvos desta fase não haviam sido localizados nas etapas anteriores da operação, que cumpriu sete mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão na Bahia, além de ações em Santa Catarina, em setembro de 2025. Na ocasião, os investigados ocupavam funções estratégicas na facção, atuando como líderes, gerentes e facilitadores do esquema.

A terceira fase aprofunda investigações que já resultaram na denúncia de 48 pessoas ligadas ao setor financeiro do grupo e no bloqueio judicial de R$ 44 milhões pertencentes à organização criminosa.

Hierarquia da facção

De acordo com o MPBA, a facção possui uma hierarquia bem definida, com comando estratégico operando mesmo de dentro do sistema prisional. Entre as atividades, estão o planejamento de homicídios, o gerenciamento do tráfico de drogas e o comércio ilegal de armas.

O esquema contava ainda com a participação de familiares, que cediam contas bancárias para movimentar recursos e dificultar o rastreamento financeiro pelas autoridades.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu