A inteligência artificial está no centro do debate da 5ª edição do South Summit Brazil, que ocorre em Porto Alegre (RS). Um estudo divulgado durante o evento pela ClickBus – plataforma de venda de passagens de ônibus online – mostrou que oito em cada dez clientes utilizam IA no dia a dia.
Conforme Michelle Xavier, diretora de Marketing e Growth da ClickBus, a pesquisa foi feita entre fevereiro e março deste ano e ouviu 800 usuários.
“Tem uma diferença geracional: quanto mais jovem, maior o uso de inteligência artificial. No grupo dos millenials e da geração Z, a gente tem 88% de adesão entre as ferramentas mais utilizadas, como o ChatGPT”, disse Michelle.
O levantamento também apontou que 42% já utilizaram inteligência artificial para planejar viagens. Os resultados consolidaram a visão de que a inteligência artificial tem mudado a experiência do cliente.
“A tecnologia deixou de ser meio, passou a fazer parte da estratégia da companhia como um todo. Toda a estratégia de Growth está pautada com IA. Nossa estratégia comercial também está pautada por IA”, contou à CNN Brasil o diretor de Dados e Inteligência Artificial da ClickBus, Cesar Augusto de Carvalho.
“E esse mecanismo todo está ajudando a gente a estar mais antenado ainda nessa revolução contante que tem acontecido. A interface do futuro é conversacional, por voz ou texto. Isso vai fazer com que a gente evolua e faça uma mecânica mais fluida para nossos viajantes.”
Por outro lado, a ação humana diante do avanço tecnológico não fica de fora do debate no South Summit Brazil 2026. Um dos palestrantes do evento, Peter Skillman, que é líder global de Design da Philips, chama a atenção para o que avalia como a verdadeira função da IA: melhorar a vida das pessoas.
“Acho que a base de todo grande design é a empatia e, honestamente, todo esse foco em IA pode ser uma completa distração do que é realmente importante: como as pessoas se sentem. […] Questões culturais acabam sendo muito mais importantes do que a IA, que é um acelerador radical e realmente importante, e estamos profundamente envolvidos com ela. Mas, ao mesmo tempo, é fácil se deixar levar e perder o foco no que realmente importa”, disse Skillman em entrevista à CNN Brasil.
O South Summit Brazil encerra nesta sexta-feira (27), e pretende receber 23 mil visitantes nos armazéns do Cais Mauá. Mais de 700 palestrantes participam do evento. Entre eles, 150 nomes internacionais.
Entre os destaques presentes nesta edição, estão líderes de empresas como Microsoft, IFood, IBM, Uber e WhatsApp. Além de nomes influentes do cenário institucional e econômico, como o ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, e o economista e ex-presidente do BC (Banco Central), Armínio Fraga.
source
Fonte : CNN