O Rio Open ganhou mais uma baixa às vésperas do início da chave principal. O italiano Lorenzo Sonego anunciou, nas últimas horas, sua desistência do torneio disputado no saibro do Jockey Club Brasileiro e abriu nova vaga na chave principal.
Atual número 60 do mundo, que já foi 21º, Sonego estrearia contra o compatriota Matteo Berrettini na primeira rodada. Com a saída, o adversário passará a ser um jogador vindo do qualifying ou um lucky loser, definição que será confirmada pela organização na noite deste domingo.
A desistência do italiano se soma à de Laslo Djere, campeão da edição de 2019, e à de Gael Monfils. O francês já havia comunicado que não viajaria ao Brasil por causa de um problema de saúde.
Outro desfalque relevante é o de Lorenzo Musetti, atual número 5 do mundo, que deixou o torneio antes mesmo do sorteio da chave.
A mudança afeta diretamente o quadrante do brasileiro João Fonseca, 33º do ranking e cabeça de chave 3. Ele também enfrentará um qualifier ou lucky loser na estreia e pode cruzar com Berrettini, ou com quem o substituir, nas quartas de final, caso avance nas duas primeiras rodadas.
Se por um lado o torneio perde nomes de peso, por outro terá presença recorde de brasileiros em 2026. Com as classificações de Thiago Monteiro e Igor Marcondes no qualifying neste domingo (15), o país contará com seis representantes na chave principal. Eles se juntam a João Fonseca, Guto Miguel, João Lucas Reis e Gustavo Heide.
Até então, o recorde era de cinco brasileiros nas edições de 2024 e 2025. Desde que voltou ao calendário de forma fixa, em 2014, o ATP do Rio ainda não teve um campeão da casa.
A chave principal começa nesta segunda-feira, a partir das 16h, no Rio de Janeiro.
source
Fonte : CNN