wp-header-logo-3246.png

A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de derrubar o chamado “tarifaço” instituído pelo governo de Donald Trump foi recebida com entusiasmo pelo setor exportador brasileiro. 

Para a fruticultura, trata-se de um sinal positivo em direção à previsibilidade e ao fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e EUA, afirma a Abrafrutas – associação que representa o setor.

Frutas como a uva, melões e melancia, não foram incluídas na última ordem executiva com lista de isenções divulgada pelos Estados Unidos, impactando diretamente a competitividade destes produtos nos EUA. 

Nas exportações de uva, uma das frutas de maior importância na pauta de exportações da fruticultura brasileira para os EUA, foi registrada uma queda significativa nas exportações, reflexo das condições tarifárias e do ambiente comercial mais restritivo após o tarifaço. Os volumes e valores financeiros não foram divulgados. 

A Abrafrutas diz seguir atuando de forma técnica e diplomática, em diálogo com autoridades brasileiras e parceiros internacionais, para defender condições mais equilibradas de acesso ao mercado e garantir competitividade aos nossos produtores. 

“Reforçamos que estabilidade, segurança jurídica e regras claras são essenciais para que o comércio agrícola continue promovendo desenvolvimento, geração de renda no campo e segurança alimentar”, diz entidade, em nota. 

“Seguiremos atentos aos desdobramentos e trabalhando para ampliar oportunidades para a fruticultura brasileira no cenário internacional.”

 

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu