Personagem de um dos momentos mais tensos da Olimpíada de Inverno 2026, a esquiadora Lindsey Vonn vem apresentando progressos após passar por sua terceira cirurgia.
Porém, a atleta pode sofrer consequências para o resto de sua vida após a grave lesão sofrida na final do downhill. As informações são do cirurgião e ortopedista Dr. Bertrand Sonnery-Cottet, médico responsável por diversas intervenções em atletas ao longo da carreira.
Em declarações ao site francês “RMC Sport”, o especialista falou da gravidade da lesão sofrida por Vonn.
“Para um atleta de alto nível, essa é quase a pior lesão possível. Exige monitoramento constante e é impossível fazer um prognóstico dois ou três dias após a lesão. Para entender completamente a gravidade da situação, é importante compreender que esse tipo de fratura ocorre principalmente em acidentes de trânsito, especialmente entre motociclistas. Ninguém pode afirmar com certeza que não haverá consequências a longo prazo”, comentou.
Para Sonnery-Cottet, a atleta norte-americana pode esperar um longo tempo para voltar a andar. Mas existe uma preocupação ainda maior: a possibilidade de amputação de um mebro.
“Levará meses até que ela possa andar normalmente novamente. Seu objetivo agora é, antes de tudo, manter a perna e conseguir andar. Acho que ainda não estamos no estágio de retornar ao esqui de alto nível. Ainda não chegamos lá, mas algumas lesões como a dela podem resultar em amputação”, finalizou.
As últimas imagens postadas em seu Instagram mostram que, embora as cirurgias tenham sido bem-sucedidas, o enorme pino que colocaram em sua perna esquerda demonstra que não conseguiram reparar completamente a fratura. É apenas temporário por enquanto. É importante entender que sua lesão é extremamente grave e lhe causará problemas por pelo menos alguns meses, podendo até mesmo deixar sequelas para o resto da vida.
Grave acidente de Lindsey Vonn
Lindsey Vonn sofreu uma queda no início da sua prova de downhill feminino no último domingo (8). Ela perdeu o equilíbrio logo após sair do portão de largada e não conseguiu completar o primeiro salto. Em seguida, ela caiu sobre o lado direito do corpo e rolou pela montanha da prova.
A três vezes medalhista olímpica chegou aos Jogos com o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo “completamente rompido”.
Vonn afirmou ter sofrido uma fratura complexa na tíbia ao cair 13 segundos depois da largada. Ela esperava se tornar a esquiadora alpina mais velha a conquistar uma medalha na história dos Jogos.
source
Fonte : CNN