wp-header-logo-3246.png

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que o presidente Donald Trump prefere a diplomacia no trato com o Irã e que o governo está atualmente focado em negociações.

Durante uma coletiva de imprensa em Bratislava, ao lado do primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, Rubio disse: “O presidente deixou claro que prefere a diplomacia”.

“Agora, estamos lidando com clérigos xiitas radicais… Estamos lidando com pessoas que tomam decisões políticas e geopolíticas com base em pura teologia, e é algo complicado. Ninguém jamais conseguiu fechar um acordo bem-sucedido com o Irã, mas vamos tentar”, acrescentou ele.

Ele também observou que os EUA estão “posicionados na região por um motivo simples: entendemos que pode haver ameaças às nossas forças na região”.

Rubio afirmou que o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, e o genro do presidente, Jared Kushner, viajarão “para reuniões importantes, e veremos como isso se desenrolará”.

Witkoff e Kushner devem se reunir em Genebra na terça-feira (17) com uma delegação iraniana, por meio de mediadores omanitas, para discutir o programa de enriquecimento nuclear do Irã e seus estoques de urânio altamente enriquecido.

Questionado se o governo informaria o Congresso sobre qualquer intenção de realizar ataques contra o Irã, o secretário disse: “Sempre cumpriremos as leis aplicáveis ​​dos Estados Unidos no que diz respeito ao envolvimento do Congresso em quaisquer decisões.”

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu