wp-header-logo-2279.png

As tempestades Kristin, Leonardo e Marta que atingiram Espanha, Portugal e o norte da África, no início de 2026, causaram alagamentos devastadores em muitas regiões.

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou imagens de satélites que mostram o tamanho do estrago.

Milhares de pessoas tiveram que evacuar suas casas em áreas da Península Ibérica.

A imagem acima, do satélite Copernicus Sentinel-1, mostra inundações ao redor do rio Tejo e sua bacia hidrográfica, a nordeste de Lisboa, Portugal, com as áreas inundadas em vermelho.

O registro foi feito em 7 de fevereiro, sobreposta a uma imagem de 27 de dezembro de 2025, mostrando a evolução do nível das águas.

Em Portugal, o primeiro-ministro declarou estado de calamidade pública em 69 municípios até metade de fevereiro. As regiões mais atingidas foram a cidade de Alcácer do Sal e a bacia do rio Tejo, no sul do país.

Na Espanha, as áreas da Andaluzia e Galiza foram afetadas. No nordeste da província de Cádiz, a região montanhosa em torno de Grazalema registrou mais de 500 mm de chuva em 24 horas de tempestade.

O Serviço de Gestão de Emergências Copernicus (Mapeamento CEMS) foi acionado em 28 de janeiro e na última terça-feira (3), por causa das inundações em Portugal e na Espanha. As duas ativações ainda estão em vigor.

O mapa da missão GPM (Global Precipitation Measurement), mostra o acumulo de precipitação na Península Ibérica entre 1 e 7 de fevereiro.

mapa mostra a precipitação na Península Ibérica • Divulgação/ Global Precipitation Measurement (GPM)
mapa mostra a precipitação na Península Ibérica • Divulgação/ Global Precipitation Measurement (GPM)

As imagens em vermelho no mapa mostram as regiões mais atingidas.

*Sob supervisão de AR.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu