O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, se reuniu com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, em Bratislava, neste domingo (15), para discutir o fortalecimento dos laços bilaterais e a cooperação regional.
Os dois líderes abordaram parcerias na área de energia nuclear, cooperação militar e questões de segurança regional durante a coletiva de imprensa conjunta.
Na conversa, Rubio considerou “preocupante” um relatório de cinco aliados europeus que culpava a Rússia pelo assassinato do falecido crítico do Kremlin, Alexei Navalny, usando toxina de rãs-flecha venenosas, acrescentando que Washington não tinha motivos para questioná-lo.
Rubio também enfatizou o compromisso dos Estados Unidos em trabalhar com os aliados europeus como parceiros iguais.
Fico anunciou que a Eslováquia espera assinar acordos com a empresa americana Westinghouse no próximo ano para liderar um consórcio na construção de uma nova usina nuclear.
O líder eslovaco também discutiu a cooperação militar, mencionando a compra de caças F-16 da Eslováquia aos Estados Unidos e o interesse em aumentar o número para 18 aeronaves.
source
Fonte : CNN