O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), lidera os cenários na disputa pelo Senado no estado paraense. Os dados são do levantamento realizado pelo instituto Real Time Big Data, divulgado nesta quinta-feira (5).
Nas eleições gerais de 2026 serão renovados dois terços da Casa, o que significa que cada estado e o Distrito Federal elegerão dois senadores cada. Entre os possíveis candidatos, cada entrevistado pôde escolher até duas opções.
A pesquisa consolidou o primeiro e o segundo voto de cada candidato, para contabilizar um índice conjunto.
Nesta simulação consolidada, Helder aparece com 41%, em seguida, Simão Jatene (sem partido), ex-governador do Pará, aparece em segundo lugar, com 14%. Na terceira posição, o deputado federal delegado Éder Mauro (PL), tem 13%. Veja as demais colocações:
Em relação ao primeiro voto, 46% disseram que votariam em Helder Barbalho. Jatene aparece em seguida, com 18%, e Éder Mauro, 14%.
Os demais candidatos são: Paulo Rocha (PT), que alcança 11%; Celso Sabino (sem partido), 5%; Zequinha Marinho (Podemos) e Chicão (MDB), empatam com 2%. Os nulos e brancos somam 1% e os que não sabem ou não responderam, 1%.
Sobre o segundo voto, Helder seria a segunda opção de 36%, Jatene de 10% e o delegado Éder, 12%.
Em seguida, Paulo Rocha (PT), aparece com 8%; Celso Sabino, com 13%; Zequinha Marinho (Podemos), tem 7%; Chicão (MDB), 4%. Os nulos e brancos somam 7% e os que não sabem ou não responderam, 3%.
Metodologia
A pesquisa Real Time Big Data entrevistou 2.000 eleitores, entre os dias 3 e 4 de fevereiro, por meio de entrevista presencial. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos do próprio instituto e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo PA-04089/2026.
Confira a íntegra da pesquisa abaixo
source
Fonte : CNN