Uma jovem adolescente envolta em mistério e intriga pode muito bem ser a próxima líder da isolada Coreia do Norte.
Alguns especialistas acreditam que o líder Kim Jong-un está preparando sua filha para ser sua sucessora, levando-a consigo em viagens cada vez mais frequentes e de alto nível, o que alimentou especulações nos últimos anos.
A idade exata da menina, que acredita-se se chamar Kim Ju Ae, é desconhecida, mas acredita-se que ela esteja no início da adolescência.
A teoria da sucessão ganhou ainda mais força na quinta-feira (12), depois que a agência de espionagem da Coreia do Sul afirmou acreditar que o ditador “entrou na fase de nomeá-la como sucessora”.
O NIS (Serviço Nacional de Inteligência) apresentou esta avaliação atualizada em uma reunião fechada com parlamentares, que posteriormente compartilharam suas conclusões com jornalistas.
Além de simplesmente comparecer a eventos importantes, Ju Ae agora parece ter “expressado opiniões sobre algumas medidas” de política, disse o NIS, de acordo com parlamentares.
Nada disso foi oficialmente confirmado e muito permanece desconhecido sobre a família Kim. Poucas informações entram ou saem da Coreia do Norte, um dos países mais fechados e repressivos do mundo.
A pandemia aprofundou esse isolamento, com as fronteiras fechadas e a maioria das missões diplomáticas e organizações sem fins lucrativos internacionais restantes deixando o país.
Mas as agências de inteligência monitoram atentamente quaisquer eventos que possam oferecer uma pista, especialmente sobre o futuro da dinastia Kim, que governa a Coreia do Norte há gerações.
Um desses eventos será um importante encontro político previsto para o final de fevereiro, o primeiro em cinco anos, no qual o país poderá definir novas prioridades e promover mudanças no governo.
Os legisladores disseram que o NIS monitorará de perto se Ju Ae comparecerá à reunião, o nível de tratamento que lhe será dispensado, bem como quaisquer títulos simbólicos e outras pistas.
A filha do ditador
Especialistas ocidentais acreditam que Kim tem três filhos e que Ju Ae é a filha do meio, embora não haja como verificar essa informação.
O mundo tomou conhecimento da existência de Ju Ae pela primeira vez em 2013, quando o astro do basquete americano Dennis Rodman fez uma visita controversa à capital Pyongyang. Mais tarde, ele declarou ao The Guardian: “Eu segurei a bebê Ju Ae e conversei com (a esposa de Kim) também.”
Ju Ae permaneceu discreta até sua primeira aparição pública em 2022, quando acompanhou seu pai no lançamento de um míssil balístico intercontinental. Fotos marcantes mostraram o líder de mãos dadas com uma menina de franja e com um longo rabo de cavalo, tendo como pano de fundo o imponente míssil.
Nos anos seguintes, ela fez mais aparições públicas, inclusive em eventos militares, como um desfile na capital, onde observou fileiras de mísseis balísticos intercontinentais.
Sua primeira viagem pública ao exterior ocorreu em setembro passado, quando acompanhou seu pai a Pequim para assistir ao desfile militar do líder chinês Xi Jinping.
Numa demonstração de força durante o desfile, Kim e o presidente russo Vladimir Putin flanquearam Xi, caminhando à frente de outros líderes mundiais, formando um trio de autoritários alinhados na missão de criar uma nova ordem mundial, contrariando o Ocidente.
Enquanto eles projetavam essa mensagem contundente para o mundo em um espetáculo assistido por milhões, em algum lugar de Pequim – escondida das câmeras – estava a jovem Ju Ae.
Ela é a única filha de Kim com alguma visibilidade, sendo regularmente tratada pela mídia estatal como “filha amada” e “querida filha”.
Se Kim tiver outros filhos, eles nunca foram mostrados em público.
Mas nem todos acreditam que Ju Ae tenha sido escolhida como sucessora. Alguns especialistas argumentam que se trata apenas de uma jogada de marketing para atrair atenção internacional.
Durante muitas décadas, foi um mistério como os sucessores da família Kim eram escolhidos, disse um especialista à CNN. Então, por que mudar isso agora?
Os outros filhos de Kim podem ser os escolhidos, e essa pode ser uma decisão deliberada para mantê-los fora dos holofotes por enquanto, preservando seu anonimato e permitindo que tenham mais opções de educação ou treinamento, disseram especialistas à CNN.
O próprio Kim estudou na Suíça na década de 1990. Mas essa é uma opção improvável para Ju Ae, com os holofotes totalmente voltados para ela.
Muita coisa pode acontecer até o momento da eventual sucessão. Podem passar-se muitos anos até que Kim – que se acredita estar na casa dos 40 – precise passar o bastão.
source
Fonte : CNN