A PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) alcançou uma conquista histórica em sua trajetória acadêmica ao obter a habilitação para a criação de seu curso de graduação em medicina.
A decisão, que encerra uma espera de décadas, foi formalizada por meio de um ato do governo federal assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Ministro da Educação, Camilo Santana. A medida permite que a instituição avance na implantação da graduação, que contará com uma integração profunda com a rede municipal de saúde do Rio de Janeiro.
Conquista após décadas de espera
O projeto era uma ambição antiga da universidade, que buscava viabilizar o curso internamente há vários anos. Apesar da mobilização de parcerias e do prestígio da instituição, o processo enfrentava barreiras burocráticas e estruturais que impediam seu avanço.
O reitor da PUC-Rio, padre Anderson Antonio Pedroso, ressaltou o esforço coletivo e o caráter humanista da nova graduação. “Estamos colhendo os primeiros frutos de um trabalho árduo das equipes da universidade, que foi apoiado por uma parceria estratégica com a Prefeitura. A PUC é uma universidade comunitária, com uma missão clara de busca do bem comum. Se Deus quiser, iremos formar médicos com a qualidade que a população merece, especialmente com os valores do humanismo que nos caracteriza. É um dia histórico para a PUC-Rio”, declarou o reitor.
Embora a graduação seja uma novidade, a PUC-Rio possui tradição na área da saúde, mantendo cursos de pós-graduação em Medicina há mais de 70 anos. A instituição formou especialistas em áreas como Psiquiatria, Neurologia e Cardiologia, contando com nomes de peso em seu corpo docente, como Margareth Dalcolmo e Paulo Niemeyer. Agora, a infraestrutura para os novos alunos de graduação será robusta: a Prefeitura do Rio, via Secretaria de Saúde, já disponibilizou 757 leitos em unidades como o Hospital Miguel Couto, além de clínicas da família.
Somado a isso, em dezembro de 2023, a universidade firmou um convênio com o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF). A parceria transformará a unidade em um centro de ensino, pesquisa e extensão, com potencial para expandir a capacidade de atendimento dos atuais 260 para até 800 leitos ativos.
Classificada como a melhor instituição privada de ensino superior do país pelo ranking britânico QS World University Rankings 2025, a PUC-Rio reforça, com este novo curso, sua posição como um hub de conhecimento. A expectativa é que a integração entre a excelência acadêmica e a prática na rede pública fortaleça o sistema de saúde do Rio de Janeiro e contribua para o desenvolvimento científico e social do Brasil.
source
Fonte : CNN