A Uefa se pronunciou sobre a acusação de racismo feita por Vinicius Jr, do Real Madrid, contra Gianluca Prestianni, do Benfica. Agora, a entidade que comanda o futebol europeu entrou no caso e deve dar o veredito para possíveis ações em breve.
Ainda durante a partida, o árbitro François Letexier acionou o protocolo antirracismo da Fifa, cruzando os punhos, assim que foi alertado pelo brasileiro do Real.
Nesta quarta-feira (18), a Uefa nomeou um responsável do comitê de ética da entidade para ficar à frente das investigações.
Este comitê vai analisar as evidências e imagens do ocorrido no Estádio da Luz. Uma das ações do órgão será ouvir testemunhas que estavam próximos e que tenham ouvido o que foi dito por Prestianni.
Kylian Mbappé, por exemplo, confirmou ter ouvido o jogador argentino chamar Vini Jr de “macaco” em várias ocasiões. O uruguaio Valverde também conversou com o árbitro logo após o incidente, ainda dentro de campo.
“Conversamos com o juiz. Uma câmera teria que ter detectado o que foi falado entre eles, já teve muita conversa, mas é impossível que uma câmera não tenha gravado isso”, disse o atleta do Real Madrid à “TNT Sports”.
Vale lembrar que, até agora, a Uefa não possui imagens conclusivas sobre o ocorrido no duelo da Champions League. Durante a confusão com Vini, o atleta do Benfica cobriu a boca com a mão.
Possível suspensão para Prestianni
O caso deve ser julgado pela Uefa com base no artigo 14 do seu regulamento, que diz que “qualquer entidade ou pessoa que insulte a dignidade humana de um indivíduo ou grupo de indivíduos por qualquer motivo, incluindo cor da pele, raça, religião, origem, gênero ou orientação sexual, estará sujeita a uma suspensão de pelo menos dez partidas ou por um período de tempo determinado, ou qualquer outra sanção apropriada”.
Por conta disso, caso seja considerado culpado, Gianluca Prestianni pode ficar no mínimo 10 jogos longe dos gramados.
source
Fonte : CNN