wp-header-logo-3246.png

A presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Kirsty Coventry, demonstrou irritação com sua equipe de comunicação nesta sexta-feira (20), após enfrentar dificuldades para responder a perguntas sobre três temas distintos durante a coletiva de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Coventry foi questionada sobre o envolvimento de Gianni Infantino com o Conselho da Paz criado por Donald Trump, sobre a resistência da Alemanha em sediar os Jogos Olímpicos de 2036 devido à associação com a Olimpíada de Berlim 1936 e sobre uma reportagem do The New York Times a respeito de doping russo.

Em todas as respostas, a dirigente afirmou que não tinha conhecimento prévio dos assuntos antes de dar declarações breves.

“Estou realmente olhando para minha equipe e talvez alguém precise ser demitido”, disse Coventry. “Estou olhando para minha equipe e pensando: ‘O que aconteceu, pessoal? Onde estamos?’ Mas não, eu não estava ciente disso.”

Infantino, que também é membro do COI, participou de uma reunião do Conselho da Paz — criado sob Trump com foco em um fundo para a reconstrução de Gaza — com o objetivo de reerguer o território após um eventual desarmamento do Hamas.

O presidente da Fifa subiu ao palco ao lado de políticos usando um boné vermelho com a inscrição “USA” e os números 45-47, em referência aos dois mandatos não consecutivos de Trump.

Infantino também exibiu um acordo de colaboração entre a FIFA e o Conselho da Paz, que prevê a construção de 50 minicampos próximos a escolas e áreas residenciais em Gaza, cinco campos oficiais distribuídos por diferentes distritos, uma academia de ponta da FIFA e um novo estádio nacional com capacidade para 20 mil pessoas.

“Eu não estava ciente de que tínhamos um membro do COI em posição de destaque ali”, afirmou Coventry. “A Carta Olímpica é muito clara sobre o que espera de seus membros. Vamos investigar a suposta assinatura de documentos.”

A Carta Olímpica determina que os membros devem agir sempre de forma independente de interesses comerciais e políticos. Também estabelece que não podem aceitar de governos, organizações ou outras partes qualquer mandato ou instrução que possa interferir na liberdade de ação e voto.

“Do ponto de vista do COI, continuaremos politicamente neutros”, disse Coventry. “Essa é a única maneira de, como organização, garantir justiça no campo de jogo. É isso que continuaremos a fazer no futuro.”

Trump já se reuniu com Infantino em diversas ocasiões. Os Estados Unidos sediarão a Copa do Mundo de futebol neste verão ao lado de México e Canadá.

O presidente americano também recebeu, em dezembro, o primeiro prêmio da paz da FIFA por seus esforços em promover diálogo e reduzir tensões em alguns dos principais focos de conflito no mundo, segundo a entidade.

Eleita em 2025, Coventry ainda não se encontrou com Trump. Os Jogos Olímpicos de 2028 serão realizados em Los Angeles.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu