O porto-riquenho Bad Bunny tomou as manchetes dos jornais dos Estados Unidos com o show do intervalo do Super Bowl, a final da liga de futebol americano do país.
Com uma apresentação que exaltou diversos pontos da cultura latino-americana, o artista chamou atenção em meio a um cenário de maior repressão à imigração nos EUA.
Em certo ponto do show, o cantor foi visto segurando a bandeira de Porto Rico, sua terra natal.
Por que Porto Rico pertence aos Estados Unidos?
Porto Rico é uma ilha no Caribe que foi colonizada pela Espanha após a chegada de Cristóvão Colombo em 1493, funcionando como um posto avançado de agricultura e mineração para o país.
O território permaneceu sob domínio espanhol até 1898, quando os Estados Unidos invadiram e tomaram posse dele na guerra Hispano-Americana. O objetivo da invasão da ilha era capturar possessões espanholas na região.
Ao fim do conflito, foi assinado o Tratado de Paris, com o qual os EUA adquiriam Porto Rico, Guam e as Filipinas.

Em 1900, após breve administração militar dos EUA, foi estabelecido um governo civil em Porto Rico. Além disso, em 1917, foi a provada a Lei Jones, que concedeu cidadania americana aos porto-riquenhos.
Os moradores da ilha votaram em sete referendos sobre anexação aos Estados Unidos, em 1967, 1993, 1998, 2012, 2017, 2020 e 2024.
O referendo de 2012 foi a primeira vez em que o voto popular se inclinou a favor da anexação. Como esses votos não eram vinculativos, nenhuma ação precisava ser tomada, e nenhuma foi.
De toda forma, em última análise, o Congresso americano precisaria aprovar uma lei que os admita à União.
Território dos Estados Unidos
Porto Rico é um território dos Estados Unidos, não um estado. Isso significa que a ilha pertence aos EUA, não possuindo soberania própria. Ainda assim, desde 1952 o território tem uma Constituição própria.
Os porto-riquenhos elegem um governador, mas não votam para presidente dos Estados Unidos. Ainda assim, podem votar nas eleições primárias dos partidos, que definem os candidatos que disputarão o pleito presidencial.
Eles também elegem um representante para a Câmara dos EUA — no caso de Porto Rico, esse cargo é chamado de Comissário Residente. Esse representante, porém, não tem direito a voto no Congresso, apenas em comissões.
Além disso, os moradores de Porto Rico não elegem senadores para os Estados Unidos.
*com informações da CNN
source
Fonte : CNN