A influenciadora Emma Amit, 51, morreu em uma cidade litorânea nas Filipinas após consumir um caranguejo venenoso para fazer um vídeo para as redes sociais, conhecido como “caranguejo do diabo”. Entenda por que a ingestão pode ser fatal.
As autoridades identificaram no lixo da influenciadora as carapaças dos caranguejos – que costumam ser encontrados na região Indo-Pacífica e contêm saxitoxina e tetrodotoxina (o mesmo veneno encontrado no baiacu, segundo o Smithsonian), que podem matar em questão de horas.
Por que a espécie é fatal?
O caranguejo da espécie Zosimus aeneus possui uma mistura de toxinas que podem ser fatais quando consumidas, sendo reconhecido como o caranguejo mais venenoso das Filipinas, onde cerca de metade dos casos de ingestão leva à morte. De acordo com o iNaturalist, essa espécie ocorre amplamente na região do Indo-Pacífico.
O caranguejo do diabo oferece um sério perigo aos seres humanos devido à presença de neurotoxinas extremamente potentes em sua carne, entre elas a tetrodotoxina (TTX) e a saxitoxina (STX).
Essas toxinas podem ser fatais mesmo em quantidades mínimas e, em regiões onde a espécie ocorre naturalmente, existem relatos de consumo intencional do animal em episódios de suicídio.
A depender de cada pessoa, uma dose de 1 micrograma (o que equivalente a 0,000001 grama) de veneno por quilo de peso corporal pode ser o suficiente para matar.
Após o ocorrido, as autoridades alertaram os moradores para que evitem consumir frutos do mar sem conhecimento se podem ou não ser venenosos e que duas mortes já ocorreram na cidade.
Assista ao vídeo em que a influenciadora prepara os crustáceos.
source
Fonte : CNN