A PF (Polícia Federal) deflagrou, nesta quinta-feira (5), a Operação Raptor Legacy, com o objetivo de reprimir o contrabando internacional de fósseis e a extração ilegal de materiais pertencentes à União. As ações ocorreram nos municípios de Juazeiro do Norte e Nova Olinda, no Ceará, focando em atividades ilícitas relacionadas ao patrimônio paleontológico da região.
A operação resultou na apreensão de 56 fósseis e pedras semipreciosas, que serão submetidos à perícia para confirmar sua procedência e dar continuidade às investigações.
Os agentes federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Nova Olinda e um em Juazeiro do Norte.
O foco das medidas cautelares é colher provas sobre o comércio irregular de materiais da Bacia do Araripe, área reconhecida mundialmente por sua relevância paleontológica.
Investigação e suspeitos
O inquérito teve início após a identificação de endereços eletrônicos que ofertavam fósseis com indícios de origem cearense.
A apuração da PF identificou indivíduos com envolvimento direto no esquema, incluindo um servidor público e um investigado que operava um comércio virtual especializado na venda de diferentes tipos de fósseis.
Alguns dos alvos já possuíam antecedentes criminais por crimes da mesma natureza.
Segundo a Polícia Federal, o nome Raptor Legacy faz referência tanto à usurpação do patrimônio histórico e cultural quanto aos laços familiares existentes entre parte dos investigados.
source
Fonte : CNN