wp-header-logo-2860.png

Uma pesquisa realizada pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) aponta que o número de roubos e furtos a celulares aumenta na cidade de São Paulo durante o mês em que é comemorado o Carnaval — que neste ano cai em fevereiro — em comparação a outros meses do ano.

A FECAP realizou a pesquisa com base na análise de boletins de ocorrência registrados no período pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Conforme a pesquisa, no mês de março de 2025, quando ocorreram as festividades de Carnaval no ano passado, houve alta de 3,2% no número de ocorrências em comparação à folia de 2024, ocorrida em fevereiro daquele ano.

Por outro lado, as ocorrências nas vias que concentram os megablocos registraram uma queda quase que pela metade quando comparados os feriados de 2024 e 2025.

Para o pesquisador da FECAP, Erivaldo Vieira, a queda das ocorrências em maiores concentrações representa uma mudança na atuação policial durante essa época. Vieira apontou agentes infiltrados e uso de drones como estratégias para desestimular os criminosos na ação.

“Houve um avanço importante na integração entre policiamento ostensivo, monitoramento e investigação, o que permitiu respostas mais rápidas e intervenções mais precisas nos pontos críticos”, afirma o professor.

Vias que tradicionalmente concentram blocos de grande porte apresentaram quedas expressivas, como a Avenida Paulista (-41%), a Avenida Marques de São Vicente (-44%) e a Avenida Auro Soares de Moura Andrade (-60%).

Carnaval: confira dicas para proteger cartões e celulares na folia

Em contrapartida, o levantamento apontou regiões que tiveram um crescimento repentino em relação aos crimes citados. A maioria está localizada na zona central da capital. São elas: Rua Treze de Maio (258%), Rua Rui Barbosa (85%), Rua Coronel Xavier Toledo (42,9%) e Avenida Brigadeiro Luís Antônio (30,8%).

Locais com aumento no número de roubos e furtos:

Rua Treze de Maio (aumento de 257,9%)

Rua Rui Barbosa (aumento de 84,6%)

Rua Coronel Xavier de Toledo (aumento de 42,9%)

Avenida Brigadeiro Luís Antônio (aumento de 30,8%)

Rua Mourato Coelho (aumento de 14,7%)

Avenida Francisco Matarazzo (aumento de 13,6%)

Avenida Ipiranga (aumento de 12,8%)

Locais com queda no número de roubos e furtos:

Avenida Auro Soares de Moura Andrade (queda de 60%)

Avenida Marques de São Vicente (queda de 43,7%)

  • 2024: 87 casos
  • 2025: 49 casos

Avenida Paulista (queda de 41,1%)

  • 2024: 112 casos
  • 2025: 66 casos

Avenida São João (queda de 28,9%)

Praça da República (queda de 8,6%)

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu