O número deamericanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou mais do que o esperado na semana passada, provavelmente impulsionado pelas tempestades de neve em grande parte do país, mas as condições do mercado de trabalho permanecem estáveis.
Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego aumentaram em 22.000, para 231.000 em dado ajustado sazonalmente, na semana encerrada em 31 de janeiro, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (5).
Economistas consultados pela Reuters previam 212.000 pedidos para a última semana. Neve forte e temperaturas congelantes cobriram grande parte do país no final de janeiro, o que pode ter deixado algumas pessoas temporariamente desempregadas.
Os pedidos também devem aumentar à medida que a volatilidade na virada do ano desaparece dos dados.
Apesar das distorções, o mercado de trabalho permanece no que os economistas chamam de modo de “baixa contratação, baixa demissão”, apesar dos desligamentos anunciados recentemente pela UPS e pela Amazon.com.
Economistas atribuem a estagnação do mercado de trabalho à incerteza decorrente das tarifas de importação e à crescente popularidade da inteligência artificial, que, segundo eles, deixou as empresas inseguras quanto às suas necessidades de pessoal, à medida que destinam mais recursos à IA.
Eles estão cautelosamente otimistas de que o crescimento do emprego irá acelerar este ano, à medida que os cortes de impostos sustentam os gastos do consumidor.
source
Fonte : CNN