Paulo Vieira tem jornada dupla na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2026. Na madrugada deste domingo (15), no Império Serrano, o ator interpreta Luandi, personagem central do romance Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, no carro Navio Mudança. À noite, representa o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) na Acadêmicos de Niterói, pelo Grupo Especial.
“Eu acho que a Conceição Evaristo está trazendo um dos enredos mais importantes desse ano. É uma das mulheres mais importantes do Brasil. A obra dela é absolutamente racializada, mas é sobretudo uma obra poética, que fala sobre o nosso direito à poesia, ao lúdico, à arte, a sermos criadores de arte”, conta, reconhecendo semelhanças entre Luandi e sua trajetória.
“Essa história tem a ver com a minha história, porque ele veio para a cidade grande para tentar a vida. É exatamente o caminho que eu fiz. Eu saí do Tocantins e vim para a cidade grande. Lembra muito a história da minha família também. E fala muito de educação. O quanto a educação pode transformar a vida de uma pessoa”.
Vieira ressalta a capacidade da literatura de Conceição de gerar identificação coletiva. “A magia da obra dela é que tantas famílias negras quase todas se sentem representadas e se enxergam nas histórias que ela conta”.
Sobre ser Lula no desfile de logo mais, o ator não considera a participação uma construção teatral tradicional. “Eu não tenho me preocupado com uma construção de personagem nesses enredos. Eu encaro como uma homenagem para duas pessoas que eu admiro muito: dona Conceição hoje e o Lula amanhã. Eu não vou interpretar o Lula, não vou encarnar o Lula. Eu vou vir representando ele, muito feliz de poder prestar essa homenagem”.
source
Fonte : CNN