O novo anúncio de tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em resposta à decisão da Suprema Corte de sexta-feira (20), inclui exceções: algumas importações do Canadá, México e alguns outros países da América Latina.
Neste sábado (21), Trump escreveu na rede social Truth Social que aumentou a tarifa global de 10% para 15% após decisão da Suprema Corte dos EUA contrária às taxas impostas por ele sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA, na sigla em inglês).
Uma declaração informativa da Casa Branca, divulgada juntamente com a tarifa inicial de 10%, afirma que as importações abrangidas pelo acordo entre Estados Unidos, México e Canadá (USMCA, na sigla em inglês) estão protegidas do imposto, assim como “artigos têxteis e de vestuário” da República Dominicana, El Salvador, Costa Rica, Honduras, Guatemala e Nicarágua.
Há outras exceções listadas também, incluindo isenções para veículos de passageiros, produtos agrícolas, eletrônicos e certos metais e minerais.
No entanto, isso não significa que o México e o Canadá estejam isentos de tarifas. Alguns dos produtos isentos do imposto de 15% já estão sujeitos a tarifas que Trump impôs por motivos de segurança nacional sob a Seção 232 – incluindo impostos sobre madeira, aço, alumínio, carros e autopeças.
Na sexta-feira (20), o premiê de Ontário, Doug Ford, que frequentemente troca farpas e ameaças com Trump sobre comércio, prometeu continuar “lutando até que a última tarifa contra o Canadá seja retirada”.
source
Fonte : CNN