Um balanço da Polícia Militar apontou o registro de 104.555 chamados relacionados a pancadões ou bailes funk em 2025. Em 2023, foram registrados 64.749 chamados e, em 2024, 95.718. O órgão informou que busca identificar e responsabilizar criminalmente os organizadores dos eventos ilegais.
A PM destaca que um único evento pode gerar diversos chamados, o que pode resultar em duplicidade de registros. Isso ocorre quando o mesmo solicitante ou moradores de uma mesma localidade realizam várias ligações para relatar o mesmo caso e endereço, gerando mais de um registro para a mesma ocorrência.
Em 2024, foram identificados 43.965 chamados duplicados e, em 2025, 48.216, especificamente nos registros relacionados aos pancadões.
O balanço também aponta maior frequência de ocorrências em determinadas regiões da capital paulista, entre elas Brasilândia, Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Grajaú, Jardim Ângela, Jaraguá, Pedreira, Sacomã e Cidade Ademar.
Além dos pancadões, a PM informou que registrou, em 2024, 534.543 chamados relacionados à perturbação do sossego na capital. Em 2025, foram 553.797 registros.
A Polícia Militar destaca que o enfrentamento dos eventos clandestinos exige atuação integrada entre diferentes órgãos públicos, além de investigações que identifiquem e responsabilizem criminalmente os organizadores.
O órgão também aponta a necessidade de implementação de políticas públicas que ampliem a oferta de lazer e cultura, como alternativa aos pancadões irregulares, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores das regiões afetadas.
A prefeitura de São Paulo indica que as equipes de segurança realizam ações preventivas voltadas à dispersão de aglomerações irregulares, fiscalização de estabelecimentos, verificação de perturbação do sossego e manutenção da ordem pública.
source
Fonte : CNN