A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, nesta segunda-feira (9), a Operação M – Carnaval Seguro, voltada ao combate à violência contra a mulher. A ação cumpre mais de mil mandados de prisão contra agressores em todo o estado. Até o momento, 150 pessoas condenadas pela Justiça já foram presas.
Conduzida pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a operação cumpre mandados em diferentes regiões do estado. Nesta quarta (11), cerca de mil policiais civis foram mobilizados para as diligéncias.
Durante a ação, que segue em andamento, quatro armas de fogo irregulares foram apreendidas.
“Essa operação reforça que a violência contra a mulher é tratada com máxima prioridade. As forças policiais estão mobilizadas para cumprir decisões da Justiça, retirar agressores das ruas e interromper ciclos de violência”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves.
A iniciativa integra um conjunto de ações permanentes do governo do estado voltadas à prevenção da violência contra a mulher, à repressão qualificada de agressores e ao fortalecimento da rede de proteção às vítimas.

Segundo a delegada Cristiane Braga, coordenadora das DDMs, esta quarta-feira é considerada o “Dia D” da operação, com ações simultâneas em diversas cidades.
“São agressores condenados que buscamos colocar atrás das grades para garantir à mulher o direito de viver livre e com segurança”, afirmou.
Uma ação com o mesmo foco já havia sido realizada no fim de 2025. Nos dias 29 e 30 de dezembro, uma operação conjunta das secretarias da Segurança Pùblica e de Políticas para a Mulher cumpriu 562 mandados de prisão em todo o estado.
Na ocasião, a maior parte das prisões ocorreu na Grande São Paulo, com 161 detidos, sendo 139 apenas na capital. Outros 18 homens foram presos em flagrante. A operação mobilizou mais de 1,8 mil policiais civis e teve 206 prisões já no primeiro dia.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo
source
Fonte : CNN