O Grupo Tata anunciou na quinta-feira (19) uma parceria com a OpenAI para criar o primeiro data center de larga escala otimizado para inteligência artificial na Índia, um passo significativo para impulsionar a infraestrutura de IA do país.
Em discurso na AI Impact Summit nesta quinta, o presidente do Grupo Tata, Natarajan Chandrasekaran, afirmou que a instalação começaria com uma capacidade de 100 megawatts, expansível para um gigawatt.
O acordo representa um grande impulso para a TCS (Tata Consultancy Services) do Grupo Tata, que no ano passado divulgou planos de investir até US$ 7 bilhões em uma unidade de data center de 1 gigawatt na Índia.
A AI Impact Summit está sendo apresentada como o primeiro grande fórum de inteligência artificial no Sul Global, onde a Índia busca se posicionar como uma voz líder na governança global da IA.
Chandrasekaran afirmou na quinta-feira que a Tata também trabalhará com a AMD para “criar uma capacidade de IA sustentável e de alta densidade na Índia, que atenda aos padrões globais”.
A Índia tem visto um aumento significativo nos gastos com infraestrutura de IA de alto custo, com empresas globais como Google, Amazon, Meta Platforms e Microsoft intensificando os investimentos, juntamente com empresas nacionais como Reliance e Adani Group.
O Grupo Tata também planeja implementar o ChatGPT Enterprise em toda a empresa nos próximos anos, começando com centenas de milhares de funcionários. A OpenAI é a empresa controladora do ChatGPT.
source
Fonte : CNN