Santa Catarina pode sofrer temporais entre segunda (26) e terça (27)

@radiopiranhas

Uma área de baixa pressão pode provocar temporais isolados em Santa Catarina. Entre a noite de hoje (26) e a madrugada de terça-feira (27), os temporais se intensificarão principalmente entre o Oeste e os planaltos catarinenses.

Os temporais podem vir acompanhados de chuva intensa, além de raios, rajadas de vento e uma possível queda de granizo, além de alto risco para ocorrências associadas a queda de galhos e árvores, destelhamentos, alagamentos e enxurradas pontuais. Nas demais regiões, o risco é moderado.

Entre tarde e noite desta terça (27) e quarta-feira (28), os temporais devem se espalhar por todo o estado.

Em nota, a Defesa Civil recomenda que, em caso de temporais e de chuva intensa, a população evite transitar em áreas e ruas alagadas. No caso de temporais, o ideal é procurar um local seguro, abrigando-se longe de objetos que possam ser arremessados.

Para quem mora em área sujeita a deslizamentos, a Defesa Civil aconselha a população a ficar atenta a qualquer inclinação de postes e árvores e a qualquer tipo de movimentação de terra.

Segundo a equipe de meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), com dados extraídos das estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em Araquari, nas últimas 48h, choveu 284 milímetros, superando a média climatológica mensal de chuvas para esta cidade. Já em Joinville, os acumulados de chuva em 48h foram de 178 mm, representando quase 70% da média esperada para fevereiro.

Situação de emergência

Até o momento, três municípios decretaram Situação de Emergência (SE) devido às fortes chuvas ocorridas no último final de semana de fevereiro, são eles: Araquari, Joinville e Balneário Barra do Sul, todos registraram ocorrências e alterações por conta de alagamentos, deslizamentos e queda de muros e árvores.

Em Araquari, os bairros mais afetados foram o Itinga, Centro e Rainha. Em Joinville, conforme o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, cerca de 45 mil pessoas foram afetadas, os bairros mais atingidos foram Aventureiro, Boehmerwadt, Centro, Fátima, Guanabara, Itaum, Itinga, Jarivatuva, João Costa, Paranaguamirim, Petrópolis, Santo Antônio e Ulysses Guimarães. Em Balneário Barra do Sul, todo o município foi atingido.

Em Joinville, a chuva prevista para a tarde do último domingo (25) se confirmou, e a cidade registrou um acumulado de 229 milímetros, considerando a soma dos volumes de sábado e domingo, até às 20h.

O número de ocorrências também aumentou, chegando a 79. Foram 33 alagamentos, 30 deslizamentos, 11 quedas de muros e 5 quedas de árvores.

Os bairros mais atingidos foram Aventureiro, Boehmerwadt, Centro, Fátima, Guanabara, Itaum, Itinga, Jarivatuva, João Costa, Paranaguamirim, Petrópolis, Santo Antônio e Ulysses Guimarães.

O relatório do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Estadual aponta que a chuva tende a perder força, com precipitação de fraca intensidade, sem volumes expressivos, intercalada por períodos de melhora.

Em função do volume de chuva, o risco para deslizamentos segue alto.

Segundo a Secretaria de Educação, as aulas para esta semana nas Escolas e Centros de Educação Infantil Municipais seguem normalmente. Apenas o CEI Alegria de Viver, no Paranaguamirim, em Joinville, terá atendimento parcial, considerando que algumas salas ficaram alagadas.

A Secretaria da Saúde também confirmou o funcionamento normal das Unidades Básicas de Saúde com todos os serviços, incluindo a aplicação de vacina contra a dengue em pré-adolescentes de 10 e 11 anos.

source
Fonte: CNN

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *