Igreja Católica celebra dia do Padroeiro do Rio de Janeiro

@radiopiranhas

Na manhã deste sábado (20), dia do Padroeiro do Rio de Janeiro, a Basílica Santuário de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, Zona Norte da capital fluminense, recebeu milhares de fiéis. Às 9h, a missa foi celebrada pelo Arcebispo do Rio, o cardeal Dom Orani Tempesta.

Até 1956, o aniversário do Rio era celebrado no dia do Padroeiro. Depois disso, a comemoração passou a ser feira no dia 1º de março, em referência ao momento em que Estácio de Sá chegou à Baía de Guanabara, em 1565. Mesmo assim, o carioca continua, até hoje, considerando as duas datas.

A expectativa da Igreja Católica é de que ao longo deste sábado, 40 mil pessoas participem das celebrações, que acontecem de hora em hora até 19h.

Já a tradicional procissão, de cerca de 5km, que sairá do santuário, na Tijuca, às 16h, rumo à Catedral Metropolitana, no centro da cidade, onde será realizada a missa de encerramento do cortejo, também por Dom Orani, às 18h.

Na programação há ainda “Auto de São Sebastião 2024”, ao lado da Catedral, que vai contar a história da vida do padroeiro. Além disso, também vai haver a tradicional bênção no pátio da Basílica. Caso os fiéis desejem levar água benta para casa, basta se dirigirem aos frades para que abençoem as garrafas.

As festas em homenagem a São Sebastião acontecem outras várias cidades do país, que tem São Sebastião como padroeiro. Entre elas estão Suzano e Presidente Prudente, em São Paulo; Boa Vista, em Roraima; e Xapuri, no Acre.

source
Fonte: CNN

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *