25°C 37°C
São Bento, PB
Publicidade

Secretaria da Educação promove I Se Liga no Enem Festival para Pessoas Privadas de Liberdade, na Penitenciária Desembargador Sílvio Porto

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), por meio da Gerência Exe...

29/11/2024 às 13h22
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), por meio da Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos e Educação para Pessoas Privadas de Liberdade (GEEJA) e o Programa Se Liga no Enem, promoveram nesta sexta-feira (29), o I Se Liga no Enem Festival para Pessoas Privadas de LIberdade (PPL). O evento foi realizado na Penitenciária Desembargador Sílvio Porto, localizado, no bairro Mangabeira em João Pessoa, para 250 estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024.

O intuito da ação é promover um grande aulão com todas as disciplinas exigidas nas provas do Enem PPL que serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro. As aulas compreendem o conteúdo de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Línguas Estrangeiras, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Literatura e Redação.

“Treze professores do Se Liga no Enem ministram as aulas deste primeiro Festival, com várias práticas experimentais para ter uma maior interação junto ao estudante. Essa ação é importante para que os estudantes tenham uma maior fixação dos conteúdos. A ação está sendo realizada em todas GREs simuntaneamente”, explicou o coordenador pedagógico do Programa Se Liga no Enem, Haniel Lima.

Além do Festival Se Liga no Enem PPL, a SEE promove simulados, podcasts, videoaulas em todas as 55 escolas de todas as 14 Gerências Regionais de Ensino do Estado.

“É um trabalho de continuidade. Ofertar a educação básica, o ensino fundamental, o ensino médio e também o acesso à educação superior. A Secretaria da Educação, junto com a Secretaria de Administração Penitenciária, realmente está no avanço de uma política pública de integração social. É uma grande oportunidade de exercer o mesmo direito à educação na sua amplitude”, frisou a gerente da GEEJA, Célia Varela.

O reeducando JFM, tem 70 anos e já participou de várias edições do Enem e vê nas aulas uma oportunidade para aprender e fixar os conteúdos para os dias de provas.

“Quero fazer o curso de Letras Português e essas ações vão contribuir para me preparar melhor para o ENEM deste ano, principalmente no sistema no qual nós estamos. Nós devemos sempre aproveitar as oportunidades que nos oferecem para a ressocialização, como o estudo”, disse.

Para o gerente executivo de Ressocialização da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, João Rosas, a ação de parceria entre as secretarias fortalece a pauta dos direitos humanos e de garantia de direitos.

“A parceria também está prevista no Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade, que nasceu em 2021 e segue até dezembro deste ano, a próxima edição já foi encaminhada ao MEC. Isso demonstra o compromisso do Governo do Estado e suas secretarias com a inclusão das pessoas privadas de liberdade”, comentou Rosas.

O secretário da Secretaria de Administração Penitenciária, João Alves, falou da importância do I Festival para os estudantes da penitenciária e reafirmou que a educação é um caminho que levará os reeducandos a sair do sistema prisional pela porta da frente.

“Essa parceria vai continuar para que possamos ter bons resultados na ressocialização dos reeducandos em toda a Paraíba. Este evento é muito importante para que as pessoas privadas de liberdade consigam ter o conhecimento que precisa para fazer uma boa prova do ENEM”,

Em toda a Paraíba foram inscritos 1.635 reeducandos para fazer as provas do ENEM PPL 2024. O Presídio Sílvio Porto, que faz parte da EEEFM Graciliano Ramos, é o que obteve maior número de inscritos no Exame, um total de 250 reeducandos.

O I Festival contou ainda com as presenças do diretor da Escola EEEFM Graciliano Ramos, Nicácio Lopes, da gerente Operacional de Educação para as Pessoa Privadas de Liberdade, Eliane Aquino, da gerente da 1ª Gerência Regional de Educação, Wleica Quirino, e do diretor Geral da Penitenciária Sílvio Porto, Gilberto Rio.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.