wp-header-logo-528.png

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que as negociações nucleares com os Estados Unidos estão agendadas para sexta-feira (6) em Omã.

“As negociações nucleares com os Estados Unidos estão agendadas para ocorrer em Mascate por volta das 10h da manhã de sexta-feira”, escreveu Araghchi nesta quarta-feira (4) em uma publicação no X.

“Sou grato aos nossos irmãos omanitas por tomarem todas as providências necessárias”, adicionou.

O anúncio de Araghchi acontece após incertezas sobre a realização da negociação, enquanto os dois lados tentavam acertar os termos que serão abordados.

Enquanto isso, o presidente dos EUA, Donald Trump, alertou que o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, deveria estar “muito preocupado”.

Entenda a tensão entre Irã e Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar um ataque militar contra o Irã caso o país não negocie um novo acordo nuclear que “seja justo com todas as partes”.

O líder americano disse que enviou uma “grande frota” para a região, incluindo o porta-aviões Abraham Lincoln e caças F-35.

Autoridades iranianas, por sua vez, refutaram a ideia de negociar sob ameaça dos Estados Unidos. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse que conversas só poderão ocorrer “em condições em que ameaças e demandas sejam deixadas de lado”.

Araghchi também alertou que as Forças Armadas do Irã estão totalmente preparadas para responder “imediata e poderosamente” a qualquer agressão contra o território, o espaço aéreo ou as águas iranianas.

A escalada da tensão entre o Irã e os EUA neste ano teve início com a repressão aos protestos antigovernamentais no início de janeiro no país do Oriente Médio. A população iraniana se revoltou com a inflação desenfreada, tomando as ruas em manifestações contra o regime.

Trump alertou repetidamente que “atacaria com força total” se as autoridades iranianas reprimissem violentamente as manifestações, afirmando que o país estava “pronto e armado”.

Durante os protestos, um bloqueio de internet foi imposto no país e mais de 5 mil manifestantes foram mortos, segundo grupos de direitos humanos.

Ali Shamkhani, conselheiro do líder supremo do Irã, afirmou que qualquer ataque dos Estados Unidos seria considerado o “início de uma guerra”.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu