wp-header-logo-3246.png

Mesmo após o teste bem sucedido realizado na última quinta-feira (19), a Nasa avisa que precisará corrigir novo erro do foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial), que será utilizado na missão Artemis II e provavelmente perderá a janela de março.

Foi encontrado, neste sábado (21), problema no fluxo de hélio, movimento responsável por pressurizar o combustível do foguete. Os engenheiros da agência espacial estão avaliando para determinar qual será a solução.

A tripulação iria entrar em quarentena, o que dava a entender que o lançamento seria mantido para o começo de março, mas agora deve acontecer apenas na janela de abril. 

“Os operadores estão utilizando um método alternativo para manter as condições ambientais para os motores do estágio superior e para o foguete, que permanece em uma configuração segura”, trecho da nota da Nasa.

Se mesmo assim a manutenção não conseguir ser eficiente, a Nasa deve anunciar uma nova janela de lançamentos. Até o momento o limite é dia 30 de abril.

Foguetes estão contaminando a Terra com lítio ao reentrar na atmosfera

 

Combustível instável

Vazamentos são a grande preocupação em Terra: o hidrogênio é muito fácil de inflamar e é energético, o que significa que uma quantidade excessiva em uma área representa o risco de uma explosão catastrófica.

os controladores de lançamento realizam mais um ensaio geral de lançamento na quinta-feira, a pergunta permanece: por que a Nasa continua usando esse combustível notoriamente instável?

Os engenheiros foram pioneiros no uso do hidrogênio como combustível para foguetes em meados do século XX, antes mesmo de ser utilizado nos foguetes Apollo que levaram o homem à Lua, desde então também enfrentaram problemas de vazamento.

Rumo à Lua

A missão Artemis II usará o foguete SLS para levar a nave Orion com quatro astronautas a bordo para um voo de cerca de 10 dias ao redor da Lua.

No entanto, esse voo inicial não pousará na superfície, ele funcionará para testar os sistemas que serão usados nas futuras missões tripuladas, em especial a Artemis III, prevista para levar astronautas à superfície lunar.

O Brasil é signatário do programa Artemis.

Entre os astronautas escalados para a Artemis II estão Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen, que serão os primeiros a viajar tão longe desde as missões Apollo finalizada há mais de 50 anos atrás. Será a primeira vez que um negro, uma mulher e um canadense irão viajar para Lua. 

(Com informações de André Rigue)

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu