wp-header-logo-2345.png

O lançamento da missão Crew-12 para a Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) foi cancelado após revisão meteorológica da Nasa e da SpaceX. O voo estava previsto para esta quinta-feira (12). 

No momento, a tripulação concentra-se em pesquisas sobre a saúde dos astronautas, operações de carga e manutenção de laboratório.

As equipes da missão estão planejando o lançamento da missão Crew-12 da SpaceX, da Nasa para não antes das 5h15 da manhã (horário do leste dos EUA) da sexta-feira (13) – 7h15 no Brasil -,  a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

Os astronautas da Nasa Jessica Meir e Jack Hathaway, juntamente com a astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia) Sophie Adenot e o cosmonauta da Roscosmos Andrey Fedyaev acoplarão ao módulo Harmony da estação espacial.

O quarteto de tripulantes permanecerá no espaço por nove meses para uma missão de pesquisa em microgravidade.

Na base orbital, o engenheiro de voo da Nasa, Chris Williams, realizou um teste de aptidão física para medir sua saúde cardiovascular. Williams conectou sensores ao peito e colocou um monitor de frequência cardíaca, pedalando em seguida por uma hora em uma bicicleta ergométrica no módulo laboratório Destiny.

Médicos em solo monitoraram seu treino em tempo real para detectar possíveis sinais de problemas causados ​​pelo espaço e garantir seu bem-estar a longo prazo fora da Terra.

GALERIA – Veja descobertas astronômicas de 2026

O astronauta encerrou o dia continuando a embalar experimentos científicos concluídos, suas respectivas amostras e equipamentos da estação dentro de uma espaçonave Dragon da SpaceX para retorno à Terra em uma data futura.

Já os cosmonautas da Roscosmos, Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikaev, revezaram-se na medição da atividade cardíaca com eletrodos e na coleta de dados de pressão arterial utilizando manguitos no braço, pulso e polegar.

Os dados biomédicos foram registrados em um computador e serão compartilhados com médicos na Terra para avaliar o efeito da microgravidade na regulação do fluxo sanguíneo e nas respostas inflamatórias.

Kud-Sverchkov também estudou como a vida no espaço afeta a memória e a imunidade. Ele coletou amostras de saliva e cabelo para análise. Em seguida, realizou um teste que media a qualidade do seu sono, o seu humor diário e os níveis de estresse que experimentava.

Um foguete Falcon 9 da SpaceX, com a espaçonave Dragon da empresa acoplada, está posicionado verticalmente na plataforma de lançamento do Complexo de Lançamento Espacial 40, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida • Nasa
Um foguete Falcon 9 da SpaceX, com a espaçonave Dragon da empresa acoplada, está posicionado verticalmente na plataforma de lançamento do Complexo de Lançamento Espacial 40, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida • Nasa

Por fim, coletou dados sobre sua frequência cardíaca e oxigenação e os salvou em um computador. Os médicos usarão esses dados para investigar como a vida no espaço a longo prazo impacta o estado psicológico de um membro da tripulação.

Nesta terça-feira (10), Mikaev concentrou-se na manutenção durante a primeira parte do seu turno, começando pelo módulo científico Nauka, onde realizou a manutenção do sistema de ventilação, e em seguida inspecionou e fotografou os painéis de carga no módulo Zarya.

Após, participou de um teste psicológico para determinar como a vida no espaço afeta suas características de personalidade e seu comportamento em equipe.

Os pesquisadores usarão as informações obtidas para ajudar a prevenir problemas de saúde relacionados ao estresse, manter o desempenho cognitivo e preservar a harmonia da equipe durante um voo espacial.

*Sob supervisão de AR.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu