O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste domingo (15), que 2026 deve ser “o ano da verdade” e defendeu o combate às fake news.
A declaração foi dada durante a inauguração do Centro de Emergência Regional (CER) do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.
“Vocês agora têm obrigação de transformar 2026 no ano da verdade. Quem mentir, tem que desmascarar. Não pode ver uma mentira no celular e deixar barato”, destacou o petista.
Ele ainda relacionou a desinformação à violência e voltou a falar sobre o combate ao feminicídio — uma das pautas prioritárias do governo, segundo Lula.
“A mentira leva gente à violência. O que é o feminicídio ter aumento, a violência contra a mulher ter aumento, a ponto das meninas chegarem a se mutilar por conta de celular, de internet. É preciso que a gente vigie isso com muito cuidado”, disse.
“Então esse ano é o ano que vamos estabelecer regras de debate político em que a verdade vai prevalecer, regras em que, quem estiver mentindo, vai ser responsável pela mentira que contar. O que vamos fazer é isso, mostrar, desafiar, comparar o que aconteceu nesse país”, continuou.
Em atualização.
source
Fonte : CNN